Texto: “Currículo grade ou abertura”
A educação atualmente está ancorada nas tecnologias, é um
desafio para os estudantes que utilizam essas tecnologias em suas atividades
cotidianas, usufruindo suas potencialidades compartilhando as informações,
colaborando, desafiando e provocando o professor no sentido de interagir com as
múltiplas linguagens tecnológicas.
O currrículo se reconstrói no momento em que o professor
produz o planejamento considerando o currículo para a realidade da escola e
necessidade dos alunos e também nas ações da sala de aula. O professor deve
criar condições para que o alunos possam ir além do conhecimento e de suas
experiências para ampliar e enfrentar o que os esperam no futuro.
No desenvolvimento do currículo se articulam conhecimentos
socialmente válidos e disponíveis nos conteúdos dos livros didáticos, tem
as propriedades construtivas das TDIC,
que se caracteriza com produções e informações de qualquer tempo e lugar.A
interação entre o currículo propicia romper espaços temporais da sala de aula,
diferentes espaços de conhecimento que penetram na escola e revelam a escola ao
mundo; assim leva o potencial do currículo
como construção permanente. Esse engajar do currículo difere da educação centrada do professor; pois
professores e alunos vivenciam processos de inovação juntos e buscam a
transformação social.
Emerge nessa concepção o web currículo como construção
conceitual que implica um compromisso de educar a sociedade com perspectiva
transformadora e tecnológica.
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