Curriculo, grade ou abertura


Texto: “Currículo grade ou abertura”
A educação atualmente está ancorada nas tecnologias, é um desafio para os estudantes que utilizam essas tecnologias em suas atividades cotidianas, usufruindo suas potencialidades compartilhando as informações, colaborando, desafiando e provocando o professor no sentido de interagir com as múltiplas linguagens tecnológicas.
O currrículo se reconstrói no momento em que o professor produz o planejamento considerando o currículo para a realidade da escola e necessidade dos alunos e também nas ações da sala de aula. O professor deve criar condições para que o alunos possam ir além do conhecimento e de suas experiências para ampliar e enfrentar o que os esperam no futuro.
No desenvolvimento do currículo se articulam conhecimentos socialmente válidos e disponíveis nos conteúdos dos livros didáticos, tem as  propriedades construtivas das TDIC, que se caracteriza com produções e informações de qualquer tempo e lugar.A interação entre o currículo propicia romper espaços temporais da sala de aula, diferentes espaços de conhecimento que penetram na escola e revelam a escola ao mundo; assim leva o potencial do currículo  como construção permanente. Esse engajar do currículo difere  da educação centrada do professor; pois professores e alunos vivenciam processos de inovação juntos e buscam a transformação social.
Emerge nessa concepção o web currículo como construção conceitual que implica um compromisso de educar a sociedade com perspectiva transformadora e tecnológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário