Plano
de Aula – 01/06/13 – Questão 9
GRUPO 28:
- Luciana
- Eliane
- Juliana
- Micheli
DISCIPLINA:
Matemática
|
CONTEÚDO:
Tratamento da Informação; Princípio Multiplicativo
|
AULAS
PREVISTAS: 04
|
JUSTIFICATIVA
Além
de ser um conteúdo previsto no currículo do Estado de SP, possibilita o aprofundamento do conceito de multiplicação e ajuda a
resolver vários modelos de exercícios, aprendendo a lidar com condições e com
o princípio multiplicativo em si.
|
HABILIDADES:
H42:
Resolver problemas que envolvam informações apresentadas em tabelas e/ou
gráficos;
H43:
Associar informações apresentadas em listas e/ou tabelas simples aos gráficos
que as representam e vice-versa;
H44:
Resolver problemas que envolvam processos de contagem; princípio multiplicativo;
|
OBJETIVO
GERAL
Desenvolver
o pensamento numérico a fim de ampliar e construir novos significados para os
números e suas operações;
Calcular
o número de possibilidades e combinações.
|
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
Explorar
noções de combinatória; Interpretar tabelas, textos e gráficos; Conhecer as
combinações; Construir a árvore de possibilidades.
|
METODOLOGIA
Experimentação
e Resolução de problemas individual e em grupo.
|
RECURSOS
PEDAGÓGICOS E TECNOLÓGICOS
Figuras;
tabelas; situações problema; Sites diversos; Objetos de Aprendizagens. Tele-aulas;
|
DESENVOLVIMENTO
1ª
Aula: Experimentação
A
partir de uma situação problema simples, e de posse de todos os recursos, mostrar
a aluno a quantidade de possibilidades diferente em relação aos recursos
disponíveis;
2ª
Aula: Construção da árvore de Possibilidades
Apresentação de situações envolvendo contagens como,
por exemplo, a contagem um a um dos alunos da classe e também por filas
organizadas com o mesmo número de alunos, caminhos distintos, entre outros, no
qual os alunos possam representar por meio de desenhos/esquema; Comparação
das respostas e formalização da árvore de possibilidades.
3ª Aula e 4ª Aula: Resolução de situações problemas e reflexões
Disponibilizar
aos alunos, divididos em grupos, diversas atividades que envolvam o principia
multiplicativo e análise combinatório de modo que possa aplicar a
experimentação e a construção da árvore de possibilidades.
|
AVALIAÇÃO
Avaliação
contínua, observando o empenho e participação dos alunos nas atividades
individuais e em grupo.
|
REFERÊNCIAS
Objetos
de Aprendizagem;
Portal
do Professor;
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário