Compreendido que a questão escolhida para as atividades abrange o momento final do processo de ensino e aprendizagem no estudos dos ângulos, propomos o seguinte plano de aula.

Disciplina:
Matemática
Conteúdo:
Geometria Plana – estudo dos ângulos internos de um polígono
Aulas
previstas: 12 aulas (2 semanas)
Habilidades:
· Identificar
propriedades de triângulos pela comparação de medidas de lados e ângulos.
Resolver problemas que utilizam propriedades dos polígonos (ângulos agudos,
obtusos, reto, raso, teorema angular de Thales)
Objetivos
gerais:
·
Resolver
problemas em diferentes contextos que envolvam o tratamento dos ângulos em
polígonos e aplicações.
Objetivos
específicos:
·
Compreender
a ideia de medida de um ângulo (em grau), sabendo operar com medidas de ângulos
e usar instrumentos geométricos para construir e medir ângulos.
·
Saber
calcular a soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo e estender tal
cálculo para polígonos de n lados.
·
Saber
aplicar os conhecimentos sobre a soma das medidas dos ângulos de um triângulo e
de um polígono em situações práticas.
Metodologia:
·
Aula
expositiva, diagnóstico dos conceitos prévios da turma, resolução de
exercícios, problemas e lição de casa.
Recursos didáticos:
·
Giz,
lousa, livro didático, lista de exercícios e instrumentos de desenho (régua e
transferidor).
Desenvolvimento:
Inicialmente
o trabalho se dedica na definição de ângulo como abertura entre duas retas,
semirretas ou segmentos de reta. Compreendido o conceito estabelecemos a
distinção entre ângulos agudos, obtusos, reto e raso. Trabalhamos com a
construção dos ângulos fazendo uso da régua e do transferidor. Estendemos para
as propriedades da soma dos ângulos internos de um triângulo e posteriormente
dos demais polígonos.
Avaliação:
·
A
avaliação será contínua verificada a partir da participação e interesse do
aluno, além da resolução de exercícios de fixação e exploração de problemas
contextualizados trabalhados, inicialmente, na sala de aula e após como tarefa.
Finalizando com uma avaliação escrita e diversificada.
Referências:
Currículo do Estado de São Paulo, Matriz de
Referência para o Saresp, Caderno do Professor.
Nossa, muito bom! Show.
ResponderExcluirAbs.