PLANO
DE AULA
GRUPO – 23
Fábio
Mário
Higino
Juliana
Jair Ribeiro
Maria Betânia
DISCIPLINA: Matemática
CONTEÚDO: Teorema de Tales
CONTEÚDO: Teorema de Tales
AULAS PREVISTAS: 8 aulas
HABILIDADES:
H35 – Utilizar e aplicar o teorema de Tales como uma forma de proporcionalidade em diferentes contextos
H35 – Utilizar e aplicar o teorema de Tales como uma forma de proporcionalidade em diferentes contextos
OBJETIVO GERAL:conceituar
e aplicar a geometria Euclidiana
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
* Conceituar o Teorema de Tales;
* Utilizar o Teorema de Tales na resolução de problemas;
METODOLOGIA:
* Conceitualização através da geometria dinâmica;
* Conceitualização através da geometria dinâmica;
* Exercícios com auxilio do computador (Geogebra);
* Resoluções de situações problemas contextualizados.
RECURSOS DIDÁTICOS E TECNOLÓGICOS:
* Sala de Informática (computador com software Geogebra), com
participação interativa do aluno.
* Sulfite, lápis, borracha, régua, transferidor e compasso;
* Sulfite, lápis, borracha, régua, transferidor e compasso;
* Lousa, giz
DESENVOLVIMENTO (aula a
aula)
1ª Aula: Historia de Tales e
Revisão de conceitos geométricos
* Historia de Tales e a altura da pirâmide.
* Apresentação dos conceitos
geométricos como ângulos opostos pelos vértices e retas paralelas cortadas por transversal
e regra de três
2ª Aula: O programa Geogebra
* Apresentar aos alunos o programa Geogebra e como opera-lo.
3ª Aula: Trabalhando com o Geogebra
* Para discutir a
proporcionalidade no teorema de Tales com os alunos, no Geogebra peça que,
tracem três retas paralelas e duas transversais interceptando-as (faça alguns
modelos no quadro para que eles possam segui-los como base). Indique que
marquem os pontos de intersecção formados, meçam os segmentos e dividam o valor
de um pelo outro em cada transversal. Os quocientes das duas retas vão
coincidir. Diga que aumentem o espaço entre as paralelas e refaçam os cálculos.
* Debata esses
resultados: diga que o quociente é a razão da proporcionalidade (constante que
permite saber a variação dos valores de duas grandezas) e peça que comparem os
resultados entre si. Os quocientes das transversais desenhadas por cada aluno
terão os mesmos valores. Apresente o conceito do teorema de Tales (que sempre
existe a proporção entre segmentos de transversais delimitadas por paralelas).
4ª Aula: Trabalhando com papel e lapis
* Agora no papel sulfite vamos entreguar aos alunos um desenho
que contenha retas paralelas (nomeie com r, s, t), transversais (u, v) e quatro
segmentos formados por elas (apenas três deles devem ter valores conhecidos). Pedir
que calculem a resposta. Repitir com outros valores.
5ª Aula: Outros casos de proporcionalidades
5ª Aula: Outros casos de proporcionalidades
* Apresentar outro exemplo, em que as transversais se cruzem
sobre a paralela do meio. Debata com a turma: quais segmentos são
proporcionais? Solicitar que justifiquem as respostas.Diga que acompanhem o
percurso da transversal, notando que têm segmentos proporcionais mesmo quando
estão em lados opostos.
6ª Aula: Casos onde não há proporcionalidade
* Finalizar questionando as condições de aplicação do teorema.
Pedir que cada um construa um feixe de três retas não paralelas e duas
transversais. Orientar que meçam os quatro segmentos formados, dividam um
segmento pelo outro de cada transversal e anotem o resultado. Como os
quocientes (que são as razões) serão diferentes, eles não formam uma proporção,
o que impossibilita o uso do teorema.
7ª Aula: Exercícios
* Resolver exercícios propostos com aplicação do teorema de Tales
8ª Aula:
Avaliação
*
Resolver uma prova escrita
AVALIAÇÃO:
Durante as aulas, notar se os alunos acompanharam a escalada da dificuldade das propostas, se contribuíram nas discussões e se conseguiram resolver os problemas. Finalizar o estudo do conteúdo com uma prova escrita para verificar se ainda restam dúvidas e quais são elas. Se necessário, retomar os conceitos.
Durante as aulas, notar se os alunos acompanharam a escalada da dificuldade das propostas, se contribuíram nas discussões e se conseguiram resolver os problemas. Finalizar o estudo do conteúdo com uma prova escrita para verificar se ainda restam dúvidas e quais são elas. Se necessário, retomar os conceitos.
REFERÊNCIAS:
Livros didáticos,
O software “GeoGebra”
Caderno do aluno e do professor da SEESP
EXERCÍCIOS
1- Este mapa mostra quatro
estradas paralelas que são cortadas por três vias transversais. Algumas das
distâncias entre os cruzamentos dessas vias e estradas estão indicadas no mapa (em
km), mas as outras precisam ser calculadas. Complete o mapa com as distâncias
que faltam
2- Estes pares de triângulos são triângulos
semelhantes. Encontre a razão de semelhança do segundo triangulo para o
primeiro:
a)ABC e AXY
AX/AB =
AY/AC =
XY/BC =
b) OHP e ABC
AB/OH = AC/OP =
c) RST e STX
SX/RT=
TX/ST =
São a mesma razão?
Sugestão: Já que os lados de ABC estão divididos em 3
partes iguais, divida ABC em 9 triângulos iguais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário