DISCIPLINA: Matemática
|
CONTEÚDO: Tratamento
da Informação: Noções de Probabilidade
|
AULAS PREVISTAS: 04
|
HABILIDADE:
Saber resolver problemas simples envolvendo
a idéia de probabilidade (porcentagem que representa possibilidades de
ocorrência)
|
OBJETIVO GERAL:
Relacionar atividades
que estimulem o desenvolvimento do conceito de probabilidade.
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Mostrar a relação
entre os conceitos de fração e porcentagem com o conceito de probabilidade;
- Compreender e utilizar os conceitos adequados para os
cálculos de probabilidade;
|
METODOLOGIA:
- Recordar o conceito de fração e
porcentagem;
- Ensinar o conceito
básico de probabilidade;
- Resolver problemas
que envolvam o calculo de probabilidade de evento simples.
|
RECURSOS PEDAGÓOGICOS
E TECNOLÓGICOS:
- Baralho;
- Dados;
- Urna com bolas
coloridas;
- Cartões numerados.
|
DESENVOLVIMENTO:
- Perguntar aos alunos
se eles já ouviram falar em probabilidade;
- Citar fatos em que
esse conceito aparece de forma intuitiva;
- Retomar o conceito
de fração usando expressões do nosso cotidiano;
- Definir
probabilidade como a fração do número de casos favoráveis em relação ao
número de casos possíveis;
- Pela definição
anterior perguntar aos alunos qual é a probabilidade de dar cara num
lançamento de uma moeda? E dar face seis no lançamento de um dado?
- Situações problemas
envolvendo probabilidade simples.
|
AVALIAÇÃO:
Atividades
relacionadas a situações problemas.
|
REFERÊNCIAS:
Currículo, Caderno do aluno, Livro didático.
|

PLANO DE AULA Grupo 1: Adenilson, Aida, Ariele, Elaine, Kátia e Sônia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário