E.E.__________________________________________________________________
SÉRIE: 8º
ano
DATA:________________
Grupo 7:
Carmem Priscila; Débora; Fernanda; Karina; Rosemary; Sandra; Sônia
PLANO DE AULA
DISCIPLINA:Matemática
CONTEÚDO:Teorema
de Tales
AULAS PREVISTAS:20
HABILIDADES:Perceber
a Matemática como conhecimento historicamente construído; compreender o
processo de demonstração; criar argumentos lógicos; explorar relações entre
elementos geométricos e algébricos; desenvolver a capacidade de síntese e
generalização de fatos; reconhecer situações que podem ser resolvidas pela
aplicação do teorema de Tales.
OBJETIVO GERAL:Compreender
o conceito de proporcionalidade e suas aplicações.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:Aplicar o Teorema de Tales como uma forma de ocorrência da idéia
de proporcionalidade, em diferentes contextos.
METODOLOGIA:Na perspectiva do currículo em espiral retomaremos alguns
conceitos de proporcionalidade como: ampliação e redução de figuras e razão.
Também retomaremos os conceitos de posicionamento entre retas . Em seguida tornamos mais precisa a ideia de semelhança de
polígonos e, como caso particular, a semelhança de triângulos e sua aplicação
no Teorema de Tales.
RECURSOS PEDAGÓGICOS E TECNOLÓGICOS:caderno do aluno, livro didático,
papel quadriculado, réguas.
DESENVOLVIMENTO:
- Iniciaremos com a
ampliação e redução de figuras com o papel quadriculado identificando a razão
entre elas;
- Retomadas dos
conceitos de retas paralelas e transversais;
- Atividades com
resolução de problemas que envolvem polígonos semelhantes;
- Utilização do
conceito de semelhança para medir distâncias inacessiveis;
- Construção do
conceito do Teorema de Tales através de medições no cálculo das razões;
- Resolução de
problemas utilizando o Teorema de Tales
AVALIAÇÃO: Avaliação contínua das atividades. A primeira avaliação será em grupo
onde terão que fazer medições inacessiveis na escola e uma avaliação individual
com resolução de problemas.
REFERÊNCIA: Secretaria da Educação; Dante, Editora Ática
Nenhum comentário:
Postar um comentário