Plano de Aula


E.E.__________________________________________________________________

SÉRIE: 8º ano                                    DATA:________________

Grupo 7: Carmem Priscila; Débora; Fernanda; Karina; Rosemary; Sandra; Sônia

PLANO DE AULA

DISCIPLINA:Matemática

CONTEÚDO:Teorema de Tales

AULAS PREVISTAS:20

HABILIDADES:Perceber a Matemática como conhecimento historicamente construído; compreender o processo de demonstração; criar argumentos lógicos; explorar relações entre elementos geométricos e algébricos; desenvolver a capacidade de síntese e generalização de fatos; reconhecer situações que podem ser resolvidas pela aplicação do teorema de Tales.

OBJETIVO GERAL:Compreender o conceito de proporcionalidade e suas aplicações.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:Aplicar o Teorema de Tales como uma forma de ocorrência da idéia de proporcionalidade, em diferentes contextos.

METODOLOGIA:Na perspectiva do currículo em espiral retomaremos alguns conceitos de proporcionalidade como: ampliação e redução de figuras e razão. Também retomaremos os conceitos de posicionamento entre retas . Em seguida tornamos mais precisa a ideia de semelhança de polígonos e, como caso particular, a semelhança de triângulos e sua aplicação no Teorema de Tales.

RECURSOS PEDAGÓGICOS E TECNOLÓGICOS:caderno do aluno, livro didático, papel quadriculado, réguas.

DESENVOLVIMENTO:

- Iniciaremos com a ampliação e redução de figuras com o papel quadriculado identificando a razão entre elas;

- Retomadas dos conceitos de retas paralelas e transversais;

- Atividades com resolução de problemas que envolvem polígonos semelhantes;

- Conceito e atividade de semelhança de triângulos;

- Utilização do conceito de semelhança para medir distâncias inacessiveis;

- Construção do conceito do Teorema de Tales através de medições no cálculo das razões;

- Resolução de problemas utilizando o Teorema de Tales

AVALIAÇÃO: Avaliação contínua das atividades. A primeira avaliação será em grupo onde terão que fazer medições inacessiveis na escola e uma avaliação individual com resolução de problemas.

REFERÊNCIA: Secretaria da Educação; Dante, Editora Ática

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