GRUPO
2: José Roberto, Luciana, Luiz, Luzia, Mateus, Rogério, Tatiane e Vanessa.
7
(ENEM-2011) Muitas medidas podem ser tomadas em nossas casas visando a
utilização racional de energia elétrica. Isso deve ser uma atitude diária de
cidadania. Uma delas pode ser a redução do tempo no banho. Um chuveiro com pote
ncia de 4800 W consome 4,8kW por hora.
Uma
pessoa que toma dois banhos diariamente de 10 minutos cada, consumirá, em sete
dias, quantos kW?
a)
0,8
b)
1,6
c)
5,6
d)
11,2
e)
33,6
Série: 6ª série/ 7º
ano Data: 20/05/2013
PLANO DE AULA
DISCIPLINA: Matemática
CONTEÚDO:
Proporcionalidade direta e indireta.
AULAS PREVISTAS:
2
semanas ; entre 10 e 12 aulas.
HABILIDADES: saber
reconhecer situações que envolvam proporcionalidade e resolver problemas
variados, envolvendo grandezas direta e inversamente proporcionais.
OBJETIVO GERAL: resolver
problemas envolvendo grandezas direta e inversamente proporcionais, saber utilizar o conceito de razão em diversos
contextos.
METODOLOGIAS: aulas
expositivas, resolução de situações problemas, atividades em duplas, listas de
exercícios e lição de casa.
RECURSOS
PEDAGÓGICOS E TECNOLÓGICOS: Giz, lousa, livro didático, fita
métrica, calculadora e conta de energia.
DESENVOLVIMENTO: Através de uma roda de conversa, diagnosticarei os
conhecimentos dos alunos sobre grandezas, conjuntos dos números inteiros e
racionais, frações e decimais, operações (multiplicação e divisão) em seguida, irei propor atividades envolvendo
diversas grandezas como velocidade, tempo, distâncias, etc., para
compreendam grandezas diretamente e
inversamente proporcionais e assim utilizar esses conhecimentos em
situações-problemas em diversos contextos.
Pedirei
que se reúnam em grupos e, utilizando uma fita métrica e uma calculadora,
completem o quadro com a estatura de cada membro, distância e a razão entre os
dois. Após a socialização dos resultados encontrados, explicarei o número de
ouro ou também de razão áurea, que é um
valor aproximado, como o que eles conseguiram chegar com a atividade.
Pedirei
que tragam para a aula uma conta de luz, onde em dupla os alunos farão a
análise do consumo de energia em suas residências, em seguida, oferecerei
situações problemas para que analisem a potência dos aparelhos eletrônicos com
o tempo de utilização.
Solicitarei
aos alunos como lição de casa, questões desafiadoras relacionadas às
expectativas de ensino e aprendizagem descritas no plano, além de atividades
que reforcem o que foi desenvolvido em sala de aula e que ampliem o que foi
aprendido.
AVALIAÇÃO: Avaliação
contínua envolvendo; oralidade, participação nas atividades desenvolvidas,
lição de casa, pontualidade na realização das tarefas e uma avaliação escrita
com problemas envolvendo o conteúdo trabalhado em sala e enviado como tarefa.
REFERÊNCIAS: Planos de aula
da Luciana, experiências do grupo e currículo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário