Plano de aula


GRUPO 2: José Roberto, Luciana, Luiz, Luzia, Mateus, Rogério, Tatiane e Vanessa.

7 (ENEM-2011) Muitas medidas podem ser tomadas em nossas casas visando a utilização racional de energia elétrica. Isso deve ser uma atitude diária de cidadania. Uma delas pode ser a redução do tempo no banho. Um chuveiro com pote ncia de 4800 W consome 4,8kW por hora.
Uma pessoa que toma dois banhos diariamente de 10 minutos cada, consumirá, em sete dias, quantos kW?
a)     0,8
b)    1,6
c)     5,6
d)    11,2
e)     33,6


Série: 6ª série/ 7º ano                                          Data: 20/05/2013

PLANO DE AULA

DISCIPLINA: Matemática

CONTEÚDO: Proporcionalidade direta e indireta.

AULAS PREVISTAS: 2 semanas ; entre 10 e 12 aulas.

HABILIDADES: saber reconhecer situações que envolvam proporcionalidade e resolver problemas variados, envolvendo grandezas direta e inversamente proporcionais.

OBJETIVO GERAL: resolver problemas envolvendo grandezas direta e inversamente proporcionais, saber  utilizar o conceito de razão em diversos contextos.

METODOLOGIAS: aulas expositivas, resolução de situações problemas, atividades em duplas, listas de exercícios e lição de casa.

RECURSOS PEDAGÓGICOS E TECNOLÓGICOS: Giz, lousa, livro didático, fita métrica, calculadora e conta de energia.

DESENVOLVIMENTO: Através de uma roda de conversa, diagnosticarei os conhecimentos dos alunos sobre grandezas, conjuntos dos números inteiros e racionais, frações e decimais, operações (multiplicação e divisão)  em seguida, irei propor atividades envolvendo diversas grandezas como velocidade, tempo, distâncias, etc., para compreendam  grandezas diretamente e inversamente proporcionais e assim utilizar esses conhecimentos em situações-problemas em diversos contextos.
Pedirei que se reúnam em grupos e, utilizando uma fita métrica e uma calculadora, completem o quadro com a estatura de cada membro, distância e a razão entre os dois. Após a socialização dos resultados encontrados, explicarei o número de ouro ou  também de razão áurea, que é um valor aproximado, como o que eles conseguiram chegar com a atividade.
Pedirei que tragam para a aula uma conta de luz, onde em dupla os alunos farão a análise do consumo de energia em suas residências, em seguida, oferecerei situações problemas para que analisem a potência dos aparelhos eletrônicos com o tempo de utilização.
Solicitarei aos alunos como lição de casa, questões desafiadoras relacionadas às expectativas de ensino e aprendizagem descritas no plano, além de atividades que reforcem o que foi desenvolvido em sala de aula e que ampliem o que foi aprendido.

AVALIAÇÃO: Avaliação contínua envolvendo; oralidade, participação nas atividades desenvolvidas, lição de casa, pontualidade na realização das tarefas e uma avaliação escrita com problemas envolvendo o conteúdo trabalhado em sala e enviado como tarefa.

REFERÊNCIAS: Planos de aula da Luciana, experiências do grupo e currículo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário