PLANO DE AULA
2013
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E.E. “PROFª ALVA FABRI MIRANDA”
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COMPONENTE CURRICULAR
: MATEMÁTICA
SÉRIE : 9º ANO/8ª SERIE ENSINO : FUNDAMENTAL
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Nº DE AULAS
SEMANAIS: 6 Nº
DE AULAS PREVISTAS: 07 (SETE)
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PROFESSOR: JOSÉ
MÁRCIO FURLANI PINHEIRO
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OBJETIVO GERAL:
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Desenvolver a leitura e escrita dos alunos
através das pesquisas, raciocionio quatitativo e o pensamento funcional, isto
é, o pensamento de relações e a variedade de suas representações;
·
Aplicar expressões analíticas para modelar, interpretar
e resolver problemas;
·
Estabelecer conexão e dar contexto.
OBJETIVO ESPECÍFICO:
·
Compreender as diferentes representações de um
número racional;
·
Reconhecer as representações dos números
racionais;
·
Efetuar cálculos que envolvam as operações com
números racionais (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e
radiciação);
·
Interpretar de forma correta os problemas com
números racionais , porcentagem e resolve-los.
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DESENVOLVIMENTO:
1ª aula:
Faremos uma pesquisa na sala de informática, em grupos
de três alunos. Irão pesquisar como aparecem os Números Racionais e onde são
usados, farão uma narrativa para que depois possam expor para classe.
2ª aula:
Socialização das pesquisas,
complementando suas narrativas.
Os alunos terão como tarefa
pesquisar em jornais e revistas artigos que apareçam os números racionais.
3ª aula:
Elaboração de cartazes com os recortes trazidos pelos alunos,
apresentando assim o Conjunto dos Números Racionais na forma fracionária,
decimal e sua representação na reta numérica.
4ª e 5ª aulas:
Cálculos que envolvam as operações com Números Racionais ( adição, subtração,
multiplicação, divisão, potenciação e radiciação).
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TÉCNICAS E PROCEDIMENTO
METODOLÓGICOS:
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RECURSOS PEDAGÓGICOS E TECNOLÓGICOS:
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PROCESSO DE AVALIAÇÃO
As avaliações serão
diagnósticas, formativas e em processo, objetivando medir habilidades
desenvolvidas ao final de uma etapa; fazer
um diagnóstico das habilidades desenvolvidas pelos alunos para a
abordagem de novos temas e planejar a recuperação, enfim, todas as aulas
serão consideradas avaliação.
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RECUPERAÇÃO
Conforme a Resolução SE-6, de
24/01/2008, a recuperação será contínua onde está inserida no trabalho
pedagógico realizado no dia-a-dia da sala de aula, constituída de
intervenções pontuais e imediatas, em decorrência da avaliação diagnóstica e
sistemática do desempenho do aluno e paralela, destinada aos alunos do Ensino
Fundamental e Médio que apresentem dificuldades de aprendizagem não superadas
no cotidiano escolar e necessitam de um trabalho mais direcionado, em
paralelo as aulas regulares, com duração variável em decorrência da avaliação
diagnóstica.
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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
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