PLANO    DE   AULA                                                                                     2013
E.E.  “PROFª ALVA FABRI MIRANDA”
COMPONENTE CURRICULAR :  MATEMÁTICA                                       SÉRIE : 9º ANO/8ª SERIE                    ENSINO :    FUNDAMENTAL
Nº DE AULAS SEMANAIS:    6                                                                                        Nº DE AULAS PREVISTAS:       07 (SETE)                                 
PROFESSOR:   JOSÉ MÁRCIO FURLANI PINHEIRO
OBJETIVO GERAL:
·         Desenvolver a leitura e escrita dos alunos através das pesquisas, raciocionio quatitativo e o pensamento funcional, isto é, o pensamento de relações e a variedade de suas representações;
·         Aplicar expressões analíticas para modelar, interpretar e resolver problemas;
·         Estabelecer conexão e dar contexto.

OBJETIVO ESPECÍFICO:
·           Compreender as diferentes representações de um número racional;
·           Reconhecer as representações dos números racionais;
·           Efetuar cálculos que envolvam as operações com números racionais (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação);
·           Interpretar de forma correta os problemas com números racionais , porcentagem e resolve-los.

        
DESENVOLVIMENTO:
 1ª aula:
Faremos uma pesquisa na sala de informática, em grupos de três alunos. Irão pesquisar como aparecem os Números Racionais e onde são usados, farão uma narrativa para que depois possam expor para classe.

2ª aula:
              Socialização das pesquisas, complementando suas narrativas.
              Os alunos terão como tarefa pesquisar em jornais e revistas artigos que apareçam os números racionais.


3ª aula:
              Elaboração de cartazes com os recortes trazidos pelos alunos, apresentando assim o Conjunto dos Números Racionais na forma fracionária, decimal  e sua representação na reta numérica.


4ª e 5ª aulas:
              Cálculos que envolvam as operações com Números Racionais ( adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação).

  
TÉCNICAS E PROCEDIMENTO
METODOLÓGICOS:

  • Resolução de lista de exercícios, individual e em grupo em sala de aula e em casa;
  • Resolução de problemas convencionais e não-convencionais;
  • Aula expositiva;
  • Pesquisa;
  • Jogos.

RECURSOS PEDAGÓGICOS E TECNOLÓGICOS:
  • Lousa e giz;
  • Computador e data show;
  • Sala de Informática;
  • Revistas e jornais;
  • Cola, régua e tesoura;
  • Sulfite, cartolina, caneta hidrográfica, lápis de cor, etc.


PROCESSO DE AVALIAÇÃO
As avaliações serão diagnósticas, formativas e em processo, objetivando medir habilidades desenvolvidas ao final de uma etapa; fazer  um diagnóstico das habilidades desenvolvidas pelos alunos para a abordagem de novos temas e planejar a recuperação, enfim, todas as aulas serão consideradas avaliação.

RECUPERAÇÃO
      Conforme a Resolução SE-6, de 24/01/2008, a recuperação será contínua onde está inserida no trabalho pedagógico realizado no dia-a-dia da sala de aula, constituída de intervenções pontuais e imediatas, em decorrência da avaliação diagnóstica e sistemática do desempenho do aluno e paralela, destinada aos alunos do Ensino Fundamental e Médio que apresentem dificuldades de aprendizagem não superadas no cotidiano escolar e necessitam de um trabalho mais direcionado, em paralelo as aulas regulares, com duração variável em decorrência da avaliação diagnóstica.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
  • Currículo do Estado de São Paulo;
  • Caderno do Aluno;
  • Livros Didáticos.


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