Grupo 26
O livro “A Revolta dos Números”, de Odete Barros Mott, conta a história de Júlia, uma garota que, ao tentar resolver um problema de Matemática, enfrenta dificuldades porque os números de seu caderno resolveram se revoltar, formando a maior confusão.
Após a leitura do livro em sala de aula, o professor pode discutir a história com a classe e pedir aos alunos que apontem todas as noções matemáticas que puderam perceber enquanto liam. Iniciar esse levantamento com questões do tipo:
Terminando os comentários, o professor pode extrair da história conteúdos matemáticos e explorá-los por meio de problematizações: 1. Valor Posicional (*) 2. Convenção Matemática 3. Situações-Problema (adição e subtração) Partindo do problema apresentado no livro, criar variações como: Essas variações proporcionam o exercício do raciocínio da criança e evitam que conceitos matemáticos sejam trabalhados de forma isolada e sem significado. (*) Valor Posicional corresponde ao valor que o algarismo adquire em função da sua posição no número. Por exemplo: em 24, o algarismo 4 equivale à unidade, portanto a 4; em 42, o 4 corresponde à dezena, portanto a 40. Fonte:CÂNDIDO, Patrícia Terezinha et al. Era uma vez na Matemática: |
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