Narrativas no Ensino da Matemática


Grupo 9: Melissa, Simone Scarpim, Alaide, Marcia, João, Juliana, Paulo.

Conteúdo: Potenciação
Para introduzir o conceito de potenciação e a ideia de regularidade utiliza-se desta narrativa:

Regularidades da potenciação
Um avarento, que o povo apelidara de Pão-duro, movido pela mania mórbida de juntar dinheiro, resolveu, certa vez, economizar da seguinte forma: no primeiro dia do mês, guardaria 1 real no cofre; no segundo dia, 2 reais; no terceiro dia, 4 reais; no quarto dia, 8 reais; e assim, dobrando sucessivamente, durante 30 dias seguidos.
Quantos reais teria juntado o Pão-duro, desse modo, quando terminasse o mês?

(Adaptado de Malba Taham “Matemática divertida e curiosa”. Texto encontrado na apostila Pueri Domus 8° ano)
A partir do texto monta-se tabelas para analise, onde verifica-se a regularidade da Potenciação, formalizando o conceito de Potência e suas propriedades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário