PLANO DE AULA – QUESTÃO 13 - G 13

GRUPO 13: Fátima, Fernanda, Keli, Maria Isabel, Maria Lucia, Sonia Maria

PLANO DE AULA – QUESTÃO 13


CONTEÚDO: Números Inteiros

DISCIPLINA: Matemática

AULAS PREVISTAS: 2 aulas

JUSTIFICATIVA: Tendo em vista o ensino de números inteiros é necessário que o aluno compreenda a ordem dos números inteiros por meio de uma sequência apresentada na reta numérica.

HABILIDADES: Representar os números reais geometricamente na reta numerada.

OBJETIVO GERAL: Proporcionar ao aluno um maior entendimento sobre os números inteiros e a localização dos números na reta numérica.  

OBJETIVO ESPECÍFICO: Saber localizar a posição do número na reta numérica.

METODOLOGIA: Utilização de papel quadriculado para construção da reta numérica e a determinação da unidade de medida.

RECURSOS PEDAGÓGICOS E TECNOLÓGICOS:
·         Papel quadriculado;
·         Régua;
·         Lápis e borracha.

DESENVOLVIMENTO:
Construir uma reta numérica na lousa e junto com os alunos fazer a ordenação dos números inteiros positivos, baseando-se no conhecimento prévio dos alunos e posteriormente implantar os números negativos.
Na sequência, pedir para os alunos formarem grupos e distribuir o papel quadriculado para que cada aluno, com a utilização da régua, construa a sua reta numérica com unidade de medida e localize os números positivos em ordem crescente.
Após a localização dos números positivos, colocar unidade de medida a esquerda do zero e assim escrever os números negativos, considerando a ordem nos negativos.

AVALIAÇÃO:
A avaliação será contínua e formativa considerando a participação dos alunos nas atividades realizadas em sala de aula e as atividades realizadas no papel quadriculado com a construção da reta numérica e a localização de números inteiros determinados pelo professor.

RECUPERAÇÃO:
A recuperação deverá ser continua, retomando sempre o conteúdo ao longo das demais aulas referentes ao assunto.

REFERÊNCIAS:

São Paulo(Estado), Caderno do professor: matemática, ensino fundamental – 7º ano, volume 1. – São Paulo: SEE, 2009.
Livro didático
Caderno do aluno

Nenhum comentário:

Postar um comentário