Cilene ; Heloisa ; Gilmar; Fabrício; José Oswaldo.
Origem do sistema de numeração
Ao iniciar o conteúdo em sala de
aula, contamos a seguinte história levando o aluno a adquirir o conceito de
sistema de numeração. Tal narrativa é muito interessante e geralmente
acompanhada de grande participação, com muitos questionamentos por parte
discente.
Após o relato oral e a discussão
sobre, é solicitado que os alunos redijam um texto sobre a história que acabaram
de ouvir, enfocando a parte que mais gostaram.
Narrativa:
Os homens primitivos não tinham necessidade
de contar, pois o que necessitavam para a sua sobrevivência era retirado da
própria natureza. A necessidade de contar começou com o desenvolvimento das
atividades humanas, quando o homem foi deixando de ser pescador e coletor de
alimentos para fixar-se no solo.O homem começou a plantar, produzir alimentos, construir casas,
proteções, fortificações e domesticar animais, usando os mesmos para obter a lã
e o leite, tornando-se criador de animais domésticos, o que trouxe profundas
modificações na vida humana.
As primeiras formas de agricultura de que se tem notícia, foram
criadas há cerca de dez mil anos na região que hoje é denominada Oriente
Médio.A agricultura passou então a exigir o conhecimento do tempo, das estações
do ano e das fases da Lua e assim começaram a surgir as primeiras formas de
calendário.
No pastoreio, o pastor usava várias formas para controlar o seu
rebanho. Pela manhã, ele soltava os seus carneiros e analisava ao final da
tarde, se algum tinha sido roubado, fugido, se perdido do rebanho ou se havia
sido acrescentado um novo carneiro ao rebanho. Assim eles tinham a
correspondência um a um, onde cada carneiro correspondia a uma pedrinha que era armazenada em um saco.
No caso das pedrinhas, cada animal que saía para o pasto de manhã
correspondia a uma pedra que era guardada em um saco de couro. No final do dia,
quando os animais voltavam do pasto, era feita a correspondência inversa, onde,
para cada animal que retornava, era retirada uma pedra do saco. Se no final do
dia sobrasse alguma pedra, é porque faltava algum dos animais e se algum fosse
acrescentado ao rebanho, era só acrescentar mais uma pedra.
A correspondência unidade a unidade não era feita somente com
pedras, mas eram usados também nós em cordas, marcas nas paredes, talhes em
ossos, desenhos nas cavernas e outros tipos de marcação.Os talhes nas barras de madeira, que eram usados para marcar
quantidades, continuaram a ser usados até o século XVIII na Inglaterra. A
palavra talhe significa corte. Hoje em dia, usamos ainda a correspondência
unidade a unidade.
Com o passar do tempo, as quantidades foram
representadas por expressões, gestos, palavras e símbolos, sendo que cada povo
tinha a sua maneira de representação.”
Nestaetapa da narrativa iniciamos a fala
sobre os sistemas de numeração e seus símbolos, e introduzimos os conceitos
necessários.
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