Grupo26(Jussany,Giuliana,Fátima,Lucia,Adriana,Júnior,André)
Conteúdo:Resolução de problemas usando equações do primeiro grau
Aulas previstas:6 aulas
Aulas previstas:6 aulas
Habilidades:G1:H04,H07.
Objetivo Geral:
Na matemática devemos levar em consideração o desenvolvimento de capacidades específicas, as aplicações no cotidiano, nas ciencias e nos métodos próprios de pesquisa e validação bem como a organização do próprio modelo matemático.
Objetivo Específico:
* Traduzir uma sentença matemática expressa em linguagem corrente;
* Representar simbolicamente a resposta de um problema;
* Identificar os dados e o que é pedido;
* Interpretar e representar por meio de uma equação, o enunciado do problema;
* Utilizar métodos para a solução da equação.
Metodologia:Resolução de situações problemas.
Desenvolvimento
1ª Etapa - Representar situações problemas com situações simples através de uma equação, sem a preocupação de resolvê-las.
Ex 01) O dobro de um número é igual a 28.
2 . (*) = 28 2 . x = 28
Ex 02) A metade de um numero somado com 3 vale 7.
(*)/2 + 3 = 7 x/2 + 3 = 7
2ªEtapa - Problematizar situações mais elaboradas e resolvê-las.
Ex 01) Uma tábua de 100 cm deve ser cortada em duas partes. O comprimento da maior é o triplo do comprimento da menor. Determinar o comprimento de ambas as partes.
Indicando por x o comprimento da menor e 3x o comprimento da maior, temos o comprimento total de 100 cm, logo:
3x + x = 100
4x = 100
4x/4 = 100/4 Dividindo ambos os membros a igualdade não se altera.
x = 25
Ex 02) A soma do quádruplo de um número com 17 é igual a 25. Qual é esse número?
4x + 17 = 25
4x + 17 - 17 = 25 - 17 Somando o mesmo número ambos os membro da igualdade, a mesma não se altera.
4x = 8
4x/4 = 8/4
x = 2
Ex 03) Um aluno da 6ª série já leu 3/5 do total de páginas de um livro e ainda faltam 72 páginas. Quantas páginas tem esse livro?
O que foi lido mais o restande é igual ao total de páginas "x" .
3x/5 + 72 = x
3x/5 = x - 72
3x/5 - x = - 72
3x/5 - 5x/5 = - 360
-2x = - 360
-2x/-2 = -360/-2
x = 180
EXERCÍCIOS
01) Ao triplo de um número adicionamos 90. O resultado obtido é igual a 108. Quanto vale esse número?
02) A metade da idade de Ana mais 4/5 de sua idade é igual a 52 anos. Qual a idade de Ana?
03) Em um reservatário totalmente cheio esvaziou-se 1/3 de seu volume e a seguir foram retirados 400 litros. O volume restante após essas operações corresponde a 3/5 da capacidade total. Quantos litros cabem neste reservatário?
Avaliação:a avaliação será continua,Objetivo Geral:
Na matemática devemos levar em consideração o desenvolvimento de capacidades específicas, as aplicações no cotidiano, nas ciencias e nos métodos próprios de pesquisa e validação bem como a organização do próprio modelo matemático.
Objetivo Específico:
* Traduzir uma sentença matemática expressa em linguagem corrente;
* Representar simbolicamente a resposta de um problema;
* Identificar os dados e o que é pedido;
* Interpretar e representar por meio de uma equação, o enunciado do problema;
* Utilizar métodos para a solução da equação.
Metodologia:Resolução de situações problemas.
Desenvolvimento
1ª Etapa - Representar situações problemas com situações simples através de uma equação, sem a preocupação de resolvê-las.
Ex 01) O dobro de um número é igual a 28.
2 . (*) = 28 2 . x = 28
Ex 02) A metade de um numero somado com 3 vale 7.
(*)/2 + 3 = 7 x/2 + 3 = 7
2ªEtapa - Problematizar situações mais elaboradas e resolvê-las.
Ex 01) Uma tábua de 100 cm deve ser cortada em duas partes. O comprimento da maior é o triplo do comprimento da menor. Determinar o comprimento de ambas as partes.
Indicando por x o comprimento da menor e 3x o comprimento da maior, temos o comprimento total de 100 cm, logo:
3x + x = 100
4x = 100
4x/4 = 100/4 Dividindo ambos os membros a igualdade não se altera.
x = 25
Ex 02) A soma do quádruplo de um número com 17 é igual a 25. Qual é esse número?
4x + 17 = 25
4x + 17 - 17 = 25 - 17 Somando o mesmo número ambos os membro da igualdade, a mesma não se altera.
4x = 8
4x/4 = 8/4
x = 2
Ex 03) Um aluno da 6ª série já leu 3/5 do total de páginas de um livro e ainda faltam 72 páginas. Quantas páginas tem esse livro?
O que foi lido mais o restande é igual ao total de páginas "x" .
3x/5 + 72 = x
3x/5 = x - 72
3x/5 - x = - 72
3x/5 - 5x/5 = - 360
-2x = - 360
-2x/-2 = -360/-2
x = 180
EXERCÍCIOS
01) Ao triplo de um número adicionamos 90. O resultado obtido é igual a 108. Quanto vale esse número?
02) A metade da idade de Ana mais 4/5 de sua idade é igual a 52 anos. Qual a idade de Ana?
03) Em um reservatário totalmente cheio esvaziou-se 1/3 de seu volume e a seguir foram retirados 400 litros. O volume restante após essas operações corresponde a 3/5 da capacidade total. Quantos litros cabem neste reservatário?
Referencias:Proposta curricular
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