Grupo 25 - Andréa, Adriana, Cíntia, Fabiana e Kleber
Plano
de aula
Disciplina: Matemática
Conteúdo: Sistemas de equações do primeiro grau com
duas incógnitas – 8º Ano.
Aulas previstas: 24 aulas.
Habilidades: Compreender e usar o plano cartesiano para
a representação de pares ordenados, bem como para a representação das soluções
de um sistema de equações lineares. Saber resolver sistemas lineares de duas
equações e duas incógnitas pelos métodos da adição e substituição, sabendo
escolher de forma criteriosa o caminho mais adequado em cada situação.
Objetivo geral: O objetivo deste
trabalho está centrado nesse primeiro momento intitulado: o ensino de sistemas
de equações do primeiro grau com duas incógnitas no oitavo ano do ensino
fundamental II.
Objetivos
específicos: Diagnosticar nos alunos, as dificuldades em
resolver problemas, analisar a contextualização das situações de
ensino-aprendizagem na concepção de alguns teóricos, apresentar aos alunos os
métodos de resolução de sistemas de equação do primeiro grau com duas
incógnitas, investigar a aplicação adaptada do método de resolução de problemas
de George Polya em situações-problema que envolva sistema de equação do
primeiro grau e elaborar uma aula diversificada para que os alunos apliquem os
conhecimentos adquiridos sobre sistemas de equações do primeiro grau.
Metodologia: A resolução de problemas tem grande importância no processo de ensino-aprendizagem, já que o ser
humano é desafiado a resolver problemas a todo o momento em seu cotidiano. Com
a prática da resolução de problemas nas aulas de Matemática, os alunos têm a
oportunidade de desenvolver e sistematizar os conhecimentos matemáticos, dando
significados aos conteúdos trabalhados.
Recursos
pedagógicos e tecnológicos: Prancha de gráficos, projetor, notebook, sala de
informática, programa Geogebra, máquina fotográfica, mapas, mapa da cidade da
lista telefônica.
Desenvolvimento: A utilização de um plano com eixos orientados já apareceu no sétimo ano
quando os alunos trabalharam transformações no plano (ampliação, redução,
simetria, reflexão e translação) e em outros contextos relacionados aos
gráficos estudados em situações de aprendizagem de tratamento da informação.
Para o oitavo ano novas explorações serão feitas
através da confecção adequada do sistema plano de eixos coordenados
(coordenadas cartesianas), leitura e interpretação de mapas e guias de ruas, da
representação de pontos, da representação de uma equação do primeiro grau com
duas incógnitas e da representação do sistema de equações do primeiro grau com
duas incógnitas. Essa última contou com a utilização do material pedagógico
PRANCHA DE GRÁFICOS e do software GEOGEBRA. Para a resolução algébrica de
sistemas de equações do primeiro grau com duas incógnitas vamos trabalhar os
métodos da adição e o da substituição. Para trabalhar a resolução de problemas
em sala de aula com os alunos o método escolhido foi o de George Polya, por
entender que o mesmo possui um roteiro prático e bem elaborado é de simples
aplicação e compreensão.
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