Plano de aula - Grupo 25



Grupo 25 - Andréa, Adriana, Cíntia, Fabiana e Kleber

Plano de aula
Disciplina: Matemática
Conteúdo: Sistemas de equações do primeiro grau com duas incógnitas – 8º Ano.
Aulas previstas: 24 aulas.
Habilidades: Compreender e usar o plano cartesiano para a representação de pares ordenados, bem como para a representação das soluções de um sistema de equações lineares. Saber resolver sistemas lineares de duas equações e duas incógnitas pelos métodos da adição e substituição, sabendo escolher de forma criteriosa o caminho mais adequado em cada situação.
Objetivo geral: O objetivo deste trabalho está centrado nesse primeiro momento intitulado: o ensino de sistemas de equações do primeiro grau com duas incógnitas no oitavo ano do ensino fundamental II.

Objetivos específicos: Diagnosticar nos alunos, as dificuldades em resolver problemas, analisar a contextualização das situações de ensino-aprendizagem na concepção de alguns teóricos, apresentar aos alunos os métodos de resolução de sistemas de equação do primeiro grau com duas incógnitas, investigar a aplicação adaptada do método de resolução de problemas de George Polya em situações-problema que envolva sistema de equação do primeiro grau e elaborar uma aula diversificada para que os alunos apliquem os conhecimentos adquiridos sobre sistemas de equações do primeiro grau.

Metodologia: A resolução de problemas tem grande importância no processo de ensino-aprendizagem, já que o ser humano é desafiado a resolver problemas a todo o momento em seu cotidiano. Com a prática da resolução de problemas nas aulas de Matemática, os alunos têm a oportunidade de desenvolver e sistematizar os conhecimentos matemáticos, dando significados aos conteúdos trabalhados.

Recursos pedagógicos e tecnológicos: Prancha de gráficos, projetor, notebook, sala de informática, programa Geogebra, máquina fotográfica, mapas, mapa da cidade da lista telefônica.

Desenvolvimento: A utilização de um plano com eixos orientados já apareceu no sétimo ano quando os alunos trabalharam transformações no plano (ampliação, redução, simetria, reflexão e translação) e em outros contextos relacionados aos gráficos estudados em situações de aprendizagem de tratamento da informação.
Para o oitavo ano novas explorações serão feitas através da confecção adequada do sistema plano de eixos coordenados (coordenadas cartesianas), leitura e interpretação de mapas e guias de ruas, da representação de pontos, da representação de uma equação do primeiro grau com duas incógnitas e da representação do sistema de equações do primeiro grau com duas incógnitas. Essa última contou com a utilização do material pedagógico PRANCHA DE GRÁFICOS e do software GEOGEBRA. Para a resolução algébrica de sistemas de equações do primeiro grau com duas incógnitas vamos trabalhar os métodos da adição e o da substituição. Para trabalhar a resolução de problemas em sala de aula com os alunos o método escolhido foi o de George Polya, por entender que o mesmo possui um roteiro prático e bem elaborado é de simples aplicação e compreensão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário