GRUPO 8: Geraldo, Maiko, Moacir, Rosângela, Simone
Máximo, Valdemar
- Depoimento
1
Quando
eu estava no primário, a professora pedia que todos os alunos tivessem uma
caderneta de anotações. Nela, tínhamos que escrever e ler sobre todos os alunos
da classe, suas qualidades, parabenizá-los pelos aniversários e mensagens de
incentivo.
Meu
irmão estudava na minha sala. Ao escrever na sua caderneta coloquei a seguinte
frase: “Recordando, recordarás esta recordação”. Simples, porém, anos mais
tarde minha mãe encontrou nossas cadernetas e pudemos relembrar nossas
anotações.
Hoje,
restou-nos uma grande recordação, a da nossa mãe, que já faleceu.
- Depoimento
2
No início
da minha alfabetização a professora usava a cartilha, e uma coisa que me marcou
muito foi quando aprendemos a letra “C”: ela falava repetidas vezes “onda vai,
onda vem”. Lembro-me bem que depois que aprendi a ler frases a professora nos
emprestava gibis e depois cada aluno contava a história que tinha lido.
- Depoimento
3
Do
“Caminho Suave” ao desenvolvimento da competência leitora e escritora, passos
tortuosos, dificuldades com ortografia e gramática (s ou z ?, ch ou x ?, um r
ou dois? ....), primeiras palavras, primeiros gibis, revistinhas, almanaques,
livros. O gosto pela leitura desenvolvido de forma gradual e homeopática. A
importância da leitura correta para desenvolver o gosto e conquistar o leitor.
Para quem gosta de animais, histórias que falem da natureza, que tenham animais
como personagens; para um matemático mirim, um livro com histórias fantástica e
mirabolantes de um mestre dessa ciência que realizava “mágicas” com o
conhecimento. Maior foi encanto ao saber que o autor é tão ou mais prodigioso
que o personagem a quem dera vida; como pode uma pessoa dominar a matemática e
ter o maravilhoso dom de contar histórias de maneira tão encantadora e
contagiante.
Acredito
assim que o caminho para um bom desenvolvimento da leitura e da escrita deva
envolver, de certa maneira, encantamento e magia.
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