Reflexão: Leitura e produção de texto na escola e na vida


GRUPO 8: Geraldo, Maiko, Moacir, Rosângela, Simone Máximo, Valdemar

  • Depoimento 1
            Quando eu estava no primário, a professora pedia que todos os alunos tivessem uma caderneta de anotações. Nela, tínhamos que escrever e ler sobre todos os alunos da classe, suas qualidades, parabenizá-los pelos aniversários e mensagens de incentivo.
            Meu irmão estudava na minha sala. Ao escrever na sua caderneta coloquei a seguinte frase: “Recordando, recordarás esta recordação”. Simples, porém, anos mais tarde minha mãe encontrou nossas cadernetas e pudemos relembrar nossas anotações.
            Hoje, restou-nos uma grande recordação, a da nossa mãe, que já faleceu.

  • Depoimento 2
            No início da minha alfabetização a professora usava a cartilha, e uma coisa que me marcou muito foi quando aprendemos a letra “C”: ela falava repetidas vezes “onda vai, onda vem”. Lembro-me bem que depois que aprendi a ler frases a professora nos emprestava gibis e depois cada aluno contava a história que tinha lido.

  • Depoimento 3
            Do “Caminho Suave” ao desenvolvimento da competência leitora e escritora, passos tortuosos, dificuldades com ortografia e gramática (s ou z ?, ch ou x ?, um r ou dois? ....), primeiras palavras, primeiros gibis, revistinhas, almanaques, livros. O gosto pela leitura desenvolvido de forma gradual e homeopática. A importância da leitura correta para desenvolver o gosto e conquistar o leitor. Para quem gosta de animais, histórias que falem da natureza, que tenham animais como personagens; para um matemático mirim, um livro com histórias fantástica e mirabolantes de um mestre dessa ciência que realizava “mágicas” com o conhecimento. Maior foi encanto ao saber que o autor é tão ou mais prodigioso que o personagem a quem dera vida; como pode uma pessoa dominar a matemática e ter o maravilhoso dom de contar histórias de maneira tão encantadora e contagiante.
            Acredito assim que o caminho para um bom desenvolvimento da leitura e da escrita deva envolver, de certa maneira, encantamento e magia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário