Síntese: "Progressão Continuada: Avaliar para quê?"

Síntese: “Progressão Continuada: Avaliar para quê?
Grupo 28: Eliane, Gustavo, Luciana e Juliana            Jahu, 25/05/2013.


Progressão continuada deve ser diferente da promoção automática. Sua idéia inicial e que perdura até os dias atuais é que educação seria mais humana contemplando sua função social, permitindo oportunidades a todos de uma boa educação.
Concordamos que o pensamento circular responde a realidade atual de movimento, de coletividade, de renovação, de processo e que a escola deva ser um ambiente prazeroso, respeitando as individualidades, aberto a comunicação e ao desenvolvimento das competências e habilidades.
Devemos avaliar para favorecer a aprendizagem mediante um processo de ação/reflexão/ação e no contexto da progressão continuada é extremamente trabalhoso pois, tanto o professor quanto o aluno devem acompanhar a produção do conhecimento por meio de uma avaliação processual a serviço da aprendizagem.
Apenas um questionamento em relação a metáfora apresentada: se o médico diagnostica, receita o remédio, mas o paciente se nega a tomá-lo ou toma de maneira irregular, e como conseqüência não se cura ou melhora, de quem é a responsabilidade? Do médico ou paciente?

E no caso da educação, a responsabilidade é apenas do professor?

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