Síntese:
“Progressão Continuada: Avaliar para quê?
Grupo
28: Eliane, Gustavo, Luciana e Juliana Jahu,
25/05/2013.
Progressão
continuada deve ser diferente da promoção automática. Sua idéia inicial e que
perdura até os dias atuais é que educação seria mais humana contemplando sua
função social, permitindo oportunidades a todos de uma boa educação.
Concordamos
que o pensamento circular responde a realidade atual de movimento, de
coletividade, de renovação, de processo e que a escola deva ser um ambiente
prazeroso, respeitando as individualidades, aberto a comunicação e ao
desenvolvimento das competências e habilidades.
Devemos
avaliar para favorecer a aprendizagem mediante um processo de
ação/reflexão/ação e no contexto da progressão continuada é extremamente
trabalhoso pois, tanto o professor quanto o aluno devem acompanhar a produção
do conhecimento por meio de uma avaliação processual a serviço da aprendizagem.
Apenas
um questionamento em relação a metáfora apresentada: se o médico diagnostica,
receita o remédio, mas o paciente se nega a tomá-lo ou toma de maneira
irregular, e como conseqüência não se cura ou melhora, de quem é a
responsabilidade? Do médico ou paciente?
E
no caso da educação, a responsabilidade é apenas do professor?
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