O Homem que Calculava — Malba Tahan
Uma das histórias narradas no livro é A Aventura dos
35 camelos — hoje muito conhecida — no qual Beremiz consegue resolver o
caso dos camelos que deveriam ser divididos entre três irmãos de acordo com a
vontade do pai. O mais velho deveria receber a metade, o do meio uma terça
parte e o mais novo ficaria com a nona parte.
Acrescentando um camelo — o camelo do amigo — aos 35 da
herança, Beremiz consegue dividir os camelos entre os três irmãos de modo que o
mais velho ficou com 18, o do meio ficou com 12 e o mais novo com 4 dando a
soma da herança 34 camelos. Sobraram 2 camelos — o camelo do amigo e mais 1 que
ele saiu lucrando pela resolução da questão.
Experiência
Com esse capitulo conseguimos trabalhar com os alunos o conteúdo
referente à frações, estimulando o imaginário de cada um, e trabalhando a
habilidade de calcular de uma forma muito mais divertida, relacionando com
acontecimentos e fatos que ocorrem no cotidiano, dando assim, significado à
matemática.
Também podemos levar em consideração, o aspecto moral da
estória. Trabalhando a formação de valores por meio da matemática, o que é
essencial para constituir visões de mundo, conduzir atitudes, incluir ou
excluir.
Link disponível em: http://livrospralerereler.blogspot.com.br/2011/12/o-homem-que-calculava-malba-tahan.html
Grupo 5: Vanessa, Renata, Michelle, Rodrigo, José Antonio
e Mariete
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