Relato de uma narrativa em sala de
aula
Grupo 7: Carmem Priscila;
Débora; Fernanda; Karina; Rosemary; Sandra; Sônia
Série a ser aplicada: 8º ano
Conteúdo: Potenciação
Ao falarmos de potenciação contamos a história da criação do jogo de
xadrez para que os alunos entendessem o conceito e a dimensão do que é uma
potenciação:
"Conta-se que o criador do
jogo de xadrez, ao ser chamado por seu rei desejoso de recompensá-lo, fez o
seguinte pedido: 1 grão de trigo pela primeira casa do tabuleiro, 2 grãos de
trigo pela segunda e assim sucessivamente, sempre dobrando, até a última das 64
casas. Tempos depois, o soberano deve ter sido informado por sua assessoria
especializada de que jamais conseguiria satisfazer àquele pedido aparentemente
despretensioso, mas que significava uma quantidade fabulosa de trigo. Em nosso
sistema de numeração, esse número de grãos é representado com 20
algarismos."
Fonte: Matemática: 2ª série, 2°
grau. Gelson Iezzi e outros. São Paulo, Atual Ed., 1976. 356 p. Ilust.
Os alunos se interessaram e
começaram a tentar calcular esse número, mas logo perceberam que era muito
trabalhoso e que o resultado seria um número enorme. Mesmo assim não tinham
noção de que número resultaria e ficaram curiosos. Logo apresentamos o número a
eles: 18446744073709551615 (18 quintilhões, 446 quatrilhões, 744
trilhões, 73 bilhões, 709 milhões, 551 mil, 615)
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