Relato de uma narrativa em sala de aula


Relato de uma narrativa em sala de aula
Grupo 7:  Carmem Priscila; Débora; Fernanda; Karina; Rosemary; Sandra; Sônia
Série a ser aplicada: 8º ano
Conteúdo: Potenciação

Ao falarmos de potenciação contamos a história da criação do jogo de xadrez para que os alunos entendessem o conceito e a dimensão do que é uma potenciação:

"Conta-se que o criador do jogo de xadrez, ao ser chamado por seu rei desejoso de recompensá-lo, fez o seguinte pedido: 1 grão de trigo pela primeira casa do tabuleiro, 2 grãos de trigo pela segunda e assim sucessivamente, sempre dobrando, até a última das 64 casas. Tempos depois, o soberano deve ter sido informado por sua assessoria especializada de que jamais conseguiria satisfazer àquele pedido aparentemente despretensioso, mas que significava uma quantidade fabulosa de trigo. Em nosso sistema de numeração, esse número de grãos é representado com 20 algarismos."
Fonte: Matemática: 2ª série, 2° grau. Gelson Iezzi e outros. São Paulo, Atual Ed., 1976. 356 p. Ilust.
Os alunos se interessaram e começaram a tentar calcular esse número, mas logo perceberam que era muito trabalhoso e que o resultado seria um número enorme. Mesmo assim não tinham noção de que número resultaria e ficaram curiosos. Logo apresentamos o número a eles: 18446744073709551615 (18 quintilhões, 446 quatrilhões, 744 trilhões, 73 bilhões, 709 milhões, 551 mil, 615)

Nenhum comentário:

Postar um comentário