Grupo: Anderson,
Beatriz, Fabiano, Patrícia, Taísa, Meryelen, Valter
Plano de
Aula
Disciplina: Matemática
Conteúdo: Geometria Plana
Aulas previstas: 10 aulas
Habilidades:
·
Identificar propriedades de triângulos pela comparação de medidas de
lados e ângulos. Resolver problemas que utilizam propriedades dos polígonos.
Objetivos gerais:
· Resolver problemas em diferentes contextos que envolvam o tratamento dos
ângulos em polígonos e aplicações.
Objetivos específicos:
· Compreender a idéia de medida de um ângulo (em grau), sabendo operar com
medidas de ângulos e usar instrumentos geométricos para construir e medir
ângulos.
· Saber aplicar os conhecimentos sobre a soma das medidas dos ângulos de
um triângulo e de um polígono em situações práticas.
Metodologia:
· Aula expositiva, diagnóstico dos conceitos prévios da turma, resolução
de exercícios, discussão dos resultados obtidos.
Recursos didáticos:
· Giz, lousa, livro didático, lista de exercícios e instrumentos de
desenho, malha quadriculada, recortes e dobraduras (régua e transferidor).
Desenvolvimento:
No início o trabalho se dedica na
definição de ângulo como abertura entre duas retas, semirretas ou segmentos de
reta. Depois de firmado o conceito estabelecemos a distinção entre ângulos
externos e internos. Trabalhar com a construção dos ângulos fazendo uso da
régua e do transferidor, dobraduras e malha quadriculada. Tudo isso com
resolução de exercícios propostos.
Avaliação:
· A avaliação será contínua, além da resolução de exercícios de fixação e de
problemas contextualizados trabalhados, inicialmente. Finalizando com uma lista
de exercícios e avaliação escrita.
Referências:
Currículo do Estado
de São Paulo, Matriz de Referência para o Saresp, Caderno do Professor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário