Plano de Aula

Grupo: Anderson, Beatriz, Fabiano, Patrícia, Taísa, Meryelen, Valter

Plano de Aula

Disciplina: Matemática

Conteúdo: Geometria Plana

Aulas previstas: 10 aulas
Habilidades:
·         Identificar propriedades de triângulos pela comparação de medidas de lados e ângulos. Resolver problemas que utilizam propriedades dos polígonos.

Objetivos gerais:
·         Resolver problemas em diferentes contextos que envolvam o tratamento dos ângulos em polígonos e aplicações.

Objetivos específicos:
·         Compreender a idéia de medida de um ângulo (em grau), sabendo operar com medidas de ângulos e usar instrumentos geométricos para construir e medir ângulos.
·         Saber aplicar os conhecimentos sobre a soma das medidas dos ângulos de um triângulo e de um polígono em situações práticas.

Metodologia:
·         Aula expositiva, diagnóstico dos conceitos prévios da turma, resolução de exercícios, discussão dos resultados obtidos.

Recursos didáticos:
·         Giz, lousa, livro didático, lista de exercícios e instrumentos de desenho, malha quadriculada, recortes e dobraduras (régua e transferidor).



Desenvolvimento:
No início o trabalho se dedica na definição de ângulo como abertura entre duas retas, semirretas ou segmentos de reta. Depois de firmado o conceito estabelecemos a distinção entre ângulos externos e internos. Trabalhar com a construção dos ângulos fazendo uso da régua e do transferidor, dobraduras e malha quadriculada. Tudo isso com resolução de exercícios propostos.

Avaliação:
·         A avaliação será contínua, além da resolução de exercícios de fixação e de problemas contextualizados trabalhados, inicialmente. Finalizando com uma lista de exercícios e avaliação escrita.

Referências:
    Currículo do Estado de São Paulo, Matriz de Referência para o Saresp, Caderno do Professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário