Jaú, 18/05/2013.
2) Síntese do vídeo: A aula essencial – Uma conversa
introdutória. Fernando José de Almeida
GRUPO 28 : Mariana, Vanessa, Edmary,
Juliana, Eliane, Meryelen
O objetivo principal desta reflexão é conceituar e entender o
que é a “Aula”, não estabelecendo uma crítica a “aula dos professores”, nem ao
espaço físico utilizado, mas sim ao modelo ideológico-político sobre o qual a
organização curricular e escolar ocorre.
Sabemos que a escola atual tem caráter democrático e
inclusivo e todos os alunos podem e devem aprender. Para tanto, a aprendizagem deve ocorrer por
meio da utilização de uma linguagem simples e prazerosa, respeitando os
diferentes ritmos de aprendizagem dos alunos. É assim que devemos conduzir
nossa aula, pois somos autores e consequentemente, autoridades.
Segundo o autor, Fernando José de Almeida, aula que é considerada
a nossa alma e pode ser dividida em duas categorias: primeira é a Essencial (aproximadamente
7 minutos), tempo necessário para problematizar, contextualizar, pesquisar e
concluir, aguçando a curiosidade do aluno favorecendo a construção do
conhecimento. A segunda é a expandida, onde a aprendizagem acontece em dois
momentos: o coletivo e o individual. A integração entre esses dois momentos
gera o conhecimento.
Enfatizou que todo professor necessita de uma referência, ou
seja, de um currículo. Nossas aulas precisam abranger a apresentação dos
objetivos, para que os alunos saibam suas metas e ao final delas habituem-se a registrar
o que aprenderam naquele dia.
Para tanto, é necessário lançar questões enriquecedoras e
desafiadoras para os alunos, de modo que sejam estimulados a buscar e construir
o conhecimento.
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