Disciplina: matemática
Conteúdo: Números Racionais. Razão (Assunto Principal)
Aulas Previstas: 8 a 10 aulas.
Habilidades:Reconhecer e saber utilizar o conceito de razão em diversos contextos (proporcionalidade, escala, velocidade, porcentagem, etc), bem como na construção de gráficos de setores.
Objetivo Geral: Reconhecer e identificar razões.
Objetivos Específicos: identificar os diversos contextos que envolvem a razão.
Metodologia: Aulas expositivas que explorem o cotidiano do aluno.
Recursos Pedagógicos e Tecnológicos: lousa/ giz, livro didático e listas de exercícios com situações-problema.
Desenvolvimento:
1) Revisão do conceito de fração (transformação de frações em números decimais).
2) Conceito de razão e suas representações.
3) Exemplos contextualizados de representações de razões e seus cálculos.
4) Exercícios contextualizados.
5) Razões Especiais ( Densidade, densidade demográfica, velocidade média, escala, porcentagem).
6) Exemplos contextualizados.
7) Lista de exercícios e atividades em grupo em que os alunos deverão resolver e apresentar os exercícios para a classe.
Justificativa: Porque razão é um conteúdo que sempre vai estar presente no dia-a-dia dos alunos.
Recuperação: Recuperação contínua, ir trabalhando com atividades conforme forem surgindo as dificuldades.
Avaliação: os alunos serão avaliados no decorrer das aulas.
A avaliação principal será o trabalho em grupo, em que os alunos vão resolver os exercícios e apresentar à classe, eles serão avaliados pelo grupo, professor e individualmente.
Referências:
- Currículo do Estado de São Paulo
- Melhor Gestão, Melhor Ensino
- Projeto Araribá volume 7
- Site: www.somatematica.com.br
- Sites com exercícios
Nenhum comentário:
Postar um comentário