3º Encontro Melhor Gestão Melhor Ensino
Grupo 3: (Fernanda M/ Andresa Maria/ Antonio vieira/ Kely Cristina/ Marcia Cristina/ Kelly Cristina , Edmary Risso).

Leitura: “Os Números na história da civilização”
Autores: Luiz Márcio Imenes/ Marcelo Lellis
Editora: Scipione

Aplicação
6 ANO/ SA1/ VOL1
Antes de iniciar a situação de aprendizagem, realizamos uma pequena leitura contextualizando a ideia dos números.
Síntese
O livro conta a história dos números ao longo dos tempos; mostrando como os números estão presentes em tudo.
O autor relata que em uma caverna encontrada na França, foram feitas pinturas com  cerca de 2500 anos, nesta caverna, foi encontrado um osso e nele havia pequenos riscos, há razões para os historiadores crerem, que se tratam,  de algum tipo de contagem. Dos tempos das cavernas até os nossos dias a necessidade de contar dividir operar em geral foi crescendo e com isso o homem foi desenvolvendo métodos para realizar pequenas tarefas.
O livro aborda curiosidades, como a origem de algumas palavras:
Cálculo- Origina-se da palavra latina “calculus” que significa pedrinha, assim a palavra calcular na origem, podia significar contar com pedrinhas. Dos montes de pedrinha foram nascendo os números.
Investigações realizadas por antropólogos e outros cientistas mostra ainda que, em todas as culturas os dedos foram recursos valiosos na realização de contagens e na língua portuguesa encontramos vestígios da importância deste método; Digito - vem do latim “digitus” que significa dedo.
Segue passando pelas os sistemas de numerações no antigo Egito seus símbolos e significado, no entanto, todos os sistemas que vimos acabaram desaparecendo ou enfraquecendo sua utilização, foram substituídos pelo que usamos e que o mundo usa o indo-árabico.
Uma ótima leitura que aborda um tema introdutória a matemática “ Os números”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário