3º Encontro Melhor Gestão Melhor
Ensino
Grupo
3:
(Fernanda M/ Andresa Maria/ Antonio vieira/ Kely Cristina/ Marcia Cristina/
Kelly Cristina , Edmary Risso).
Leitura: “Os
Números na história da civilização”
Autores: Luiz
Márcio Imenes/ Marcelo Lellis
Editora: Scipione
Aplicação
6 ANO/ SA1/ VOL1
Antes de iniciar a situação de
aprendizagem, realizamos uma pequena leitura contextualizando a ideia dos
números.
Síntese
O livro conta a história dos números ao longo dos tempos;
mostrando como os números estão presentes em tudo.
O
autor relata que em uma caverna encontrada na França, foram feitas pinturas com
cerca de 2500 anos, nesta caverna, foi
encontrado um osso e nele havia pequenos riscos, há razões para os historiadores
crerem, que se tratam, de algum tipo de
contagem. Dos tempos das cavernas até os nossos dias a necessidade de contar
dividir operar em geral foi crescendo e com isso o homem foi desenvolvendo
métodos para realizar pequenas tarefas.
O
livro aborda curiosidades, como a origem de algumas palavras:
Cálculo-
Origina-se da palavra latina “calculus” que significa pedrinha, assim a palavra
calcular na origem, podia significar contar com pedrinhas. Dos montes de
pedrinha foram nascendo os números.
Investigações
realizadas por antropólogos e outros cientistas mostra ainda que, em todas as
culturas os dedos foram recursos valiosos na realização de contagens e na
língua portuguesa encontramos vestígios da importância deste método; Digito -
vem do latim “digitus” que significa dedo.
Segue
passando pelas os sistemas de numerações no antigo Egito seus símbolos e
significado, no entanto, todos os sistemas que vimos acabaram desaparecendo ou
enfraquecendo sua utilização, foram substituídos pelo que usamos e que o mundo
usa o indo-árabico.
Uma ótima leitura que aborda um tema introdutória a
matemática “ Os números”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário