Grupo 12 - Franciele, Daniele, Solange, Adriana, José Luiz e Tercio.
PLANO DE AULA
DISCIPLINA: Matemática
|
CONTEÚDO: Geometria, Proporcionalidade (Teorema de Tales)
|
AULAS PREVISTAS: 10 aulas
|
HABILIDADES: Perceber a matemática como conhecimento historicamente
construído, compreender o processo de demonstração; criar argumentos lógicos;
explorar relações entre elementos geométricos e algébricos; desenvolver a
capacidade de síntese e generalização de fatos; reconhecer situações que podem
ser resolvidas pela aplicação do teorema de tales.
|
OBJETIVO GERAL: Usar o teorema de Tales na resolução de
problemas.
|
OBJETIVO ESPECÍFICOS: Aplicar o teorema de tales como uma
forma de ocorrência da ideia de proporcionalidade em diferentes contextos.
|
METODOLOGIA: Retomada de conteúdos, como ampliação e redução
de figuras e razão, feixe de retas paralelas. Semelhança de triangulo e sua aplicação
no teorema de tales.
|
RECURSOS PEDAGÓGICOS E TECNOLÓGICOS: Giz, lousa, régua, papel
quadriculado
|
DESENVOLVIMENTO (aula a aula):
- Iniciaremos com papel quadriculado para ampliação e redução
de figuras.
- Retomada de feixes de retas.
-Atividades com resolução de problemas que envolvam figuras
semelhantes.
- Conceito e atividades de semelhança de triângulos.
- Resolução de problemas utilizando o teorema.
|
AVALIAÇÃO: continua e diagnostica durante as aulas,
observando a participação dos alunos e seus progressos durante as atividades.
|
REFERÊNCIA: Proposta curricular, caderno do professor,
caderno do aluno, livro didático e paradidáticos,
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário