GRUPO – 23
Fábio
Mário
Higino
Juliana
Jair Ribeiro
Maria Betânia

1.       Reflexão: “Progressão continuada: avaliar para quê?”
Avaliar para que se tenha mais aprendizagem; verificar o desenvolvimento. Do aluno e da turma. Avaliação não pode ser punitiva ou classificatória. Porém com a Progressão Continuada é que grande parte dos alunos não tem comprometimento, não dá importância para os conhecimentos e habilidades a serem aprendidos. Os alunos não estão fazendo o que lhes compete o que nos faz perceber que a Progressão Continuada, na prática é bem diferente da teoria.

2.      Reflexão: Avaliação: E eu com isso?
2.1.O que é avaliar?

Avaliar é verificar se os alunos compreenderam os conteúdos trabalhados e são capazes de aplicá-los.
É colher elementos para que o trabalho aconteça, é buscar informações para progredir.

2.2.Relato de uma prática avaliativa exitosa.

Professor Mário Cunha.

            Criou um site, onde colocou uma sequência de atividades sobre geometria analítica e o aluno para responder precisava trabalhar com figuras em movimento (Geometria Dinâmica), onde ele verificava as propriedades geométricas, utilizando-as para responder as atividades propostas.
            Houve bastante interesse e empenho por parte dos alunos para fazer essa avaliação.

Professor Fábio Cruzado.

            Com a turma do 9º ano, foi trabalhado a construção de um Teodolito rudimentar (medidor de ângulos) e posteriormente utilizou-se esse teodolito para calcular uma altura inacessível, no caso, a altura de um dos refletores da escola. Para isso, os alunos trabalharam vários conceitos e habilidades, como a manipulação de transferidores, semelhança de triângulos, razões trigonométricas, aplicação do Teorema de Pitágoras e culminando na aplicação prática da Tangente, fora da sala de aula.
            Todos os alunos participaram de todas as atividades e mostraram na atividade final – AVALIAÇÃO – grande desempenho, calcularam a altura do refletor com aproximações muito boas, considerando que utilizaram para a medição do ângulo um aparelho construído por eles mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário