Autores: João Paulo e Sérgio
DISCIPLINA: Matemática
CONTEÚDO: Interpretação de gráficos e tabelas
AULAS PREVISTAS: 6 aulas
HABILIDADES:
H42 - Resolver problemas que envolvam informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos
H43 - Associar informações apresentadas em listas e/ou tabelas aos gráficos que a representam e vice-versa
OBJETIVO GERAL: Interpretar gráficos e tabelas
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
* Construir e interpretar tabelas;
* Construir e interpretar diversos tipos de gráficos (barras, linhas, pizza);
* Extrair informações de tabelas e transferi-las aos gráficos;
METODOLOGIA:
* Aulas expositivas;
* Exercícios;
* Construção de tabelas e gráficos no Excel.
RECURSOS DIDÁTICOS E TECNOLÓGICOS:
* Sala de Informática (computador com aplicativo Excel);
* Sulfite, lápis, borracha, régua, transferidor e compasso;
* Lousa, giz
DESENVOLVIMENTO:
1ª Aula: Construção de Tabelas
* Apresentação de tabelas simples e de dupla entrada;
* Exercícios que contemplem a construção de tabelas à partir de informações apresentadas na forma de textos ou listas
2ª Aula: Interpretação de Tabelas
* Análise de tabelas em conjunto com os alunos
* Extração das informações apresentadas na tabela
* Exercícios que auxilem a interpretação e análise de tabelas
3ª Aula: Construção de gráficos
* Tipos de gráficos (linhas, barras, pizza)
* Gráficos à partir de tabelas
* Exercícios
4ª Aula: Interpretação e análise dos diversos tipos de gráficos
* Leitura e análise de diversos tipos de gráficos
5ª Aula: Construção de tabelas no Excel
* Criação e construção de tabelas no Excel na Sala de Informática
6ª Aula: Construção de gráficos no Excel
* Procedimentos para criar gráficos no excel à partir das tabelas feitas na aula anterior
Nenhum comentário:
Postar um comentário