Leitura e Produção de Texto na escola e na minha vida

Grupo 9: Alaíde, João, Juliana, Marcia, Melissa, Paulo e Simone.

No tempo da escola Mista do bairro do Pinhal onde a caminhada diária era longa, onde a professora lia com a gente livros de contos infantis, cartilha e histórias que o povo conta. Era bastante interessante para a minha formação no que se refere ao conhecimento da leitura e interpretação de texto.
Lembro quando estava no patio da escola e a professora mandou formar uma roda e no meio tinha livros. O primeiro livro que vi foi o do Ziraldo, O Menino Maluquinho. Eu peguei esse livro primeiro por quer tive curiosidade de saber o que aconteceu com aquele menino com uma panela na cabeça, ao ler o livro me encantei com as obras de Ziraldo.
Minha tia é professora e meus tios gostavam muito de leitura, e sempre incentivaram eu e meus primos a ler. Na casa da minha vó sempre teve coleções de livros e antes mesmo de aprender a ler inventava-mos nossas próprias histórias. O primeiro livro que li foi A Ilha Perdida depois toda a coleção Vaga-lume.
Quando estava na 2° série na escola onde eu estudava um escritor de livros infantis foi dar uma palestra, e vendeu seu livros, lembro de ter comprado A Xícara Mágica e ter lido diversas vezes. Antes disso sempre gostei de ler gibis porém esse foi o primeiro livro que li e realmente gostei.
Lembro-me que as crianças começavam ir à escola com 7 anos de idade. Minha irmã não gostava de ir a escola e até fugia de lá. Foi quando minha mãe pediu para que eu fosse a escola com ela. Tinha apenas cinco anos comecei estudar sem matrícula, gostava muito de ler e escrever. Quando terminou o ano sabia mais que muitos alunos da sala.
Com sete anos incompletos iniciei minha vida escolar em uma escola rural com minha primeira professora D. Lígia, que foi quem me ensinou as primeiras palavras e a construção das primeiras frases. Lembro-me que tudo começou com a cartilha Caminho Suave, onde treinava com repetições as letras até ficarem bem bonita. Na primeira série do primário já estava alfabetizado. Nesta escola completei os três primeiros anos do primário, todos com a mesma professora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário