RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA NARRATIVA EM SALA DE AULA
GRUPO 13: Fátima, Fernanda, Keli, Maria Isabel, Maria Lucia, Sonia Maria
CONTEÚDO: Soma de progressões aritméticas (PAs)
MOMENTO: Para introduzir o conceito e construir a fórmula da soma de progressões aritméticas.
            Um relato realizado pela maioria das professoras do grupo foi a da soma dos cem primeiros termos da PA de primeiro termo 1 e razão 1, ou seja, de 1 a 100 que conta a história que a professora de Gauss propôs aos alunos que somassem todos os números de 1 a 100. E o menino, muito esperto que era, somou o primeiro número com o último e verificou que a soma era 101. Fez esse processo com o segundo e o penúltimo número verificando soma 101 novamente. Percebendo que havia 100 parcelas e que as soma de 2 em 2 era sempre 101, logo teria 50 somas 101, com isso multiplicou 101 X 50 resultando em 5050. 
            Ao apresentar essa história aos alunos eles se mostraram espantados com a ideia do menino Gauss e tentaram resolver as atividades pelo processo de Gauss. Após alguns exercícios construímos coletivamente a fórmula da soma dos n primeiros termos de uma progressão aritmética.

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