Grupo 16: Plano de Aula



PLANO DE AULA
Grupo 16:Laurineide, Neusa, Liciane e Ivany
Disciplina: Matemática

Conteúdos
Sistema de numeração decimal
Números naturais
Sistema cartesiano (introdução)
Tabelas
Gráficos de barras
Leitura e interpretação de gráficos
Aulas previstas
8 aulas
Ano/série
6º ano
Habilidades
Ler ,identificar e interpretar informações transmitidas por tabelas e gráficos (H34 e H35)
Identificar o gráficos adequado para representar um conjunto de dados e informações (gráficos elementares H36)
Objetivo geral
Ler e construir gráficos e tabelas
Fazer uso de ferramentas e estatísticas para descrever e analisar dados, realizar inferências e fazer predições.
Objetivos específicos
Levar o aluno a:
Identificar números naturais e decimais existem nos gráficos;
Identificar no plano cartesiano os elementos;
Utilizar informações relacionadas ao gráfico bem como sua construção geométrica;
Ler e interpretar tabelas e gráficos.
Metodologia
Intervir propondo atividades que privilegiem trabalhos em grupos e atitudes de cooperação e em relação aos individuais orientando a proposição de metas e objetivos futuros
Desenvolvimento
A aula será desenvolvida em    etapas:
1ª Etapa: avaliação diagnóstica
2ª Etapa: Os alunos deverão pesquisar e trazer para sala em jornais e revistas vários tipos de gráficos e tabelas
3ª Etapa: Análise dos gráficos coletados (troca de experiências)
4ª Etapa: Conclusões
5ª Etapa ( em grupo): os alunos deverão escolher um gráfico do grupo e construir uma tabela com os dados existentes.
6ª Etapa: Exposição dos trabalhos
7ª Etapa: Exercícios do caderno do aluno
Recursos pedagógicos
Jornais
Tabelas
Data show
Régua 
Lápis de cor
Cola 
Tesoura
Tabelas
Sala de informática
Caderno do aluno
Justificativa
Diariamente deparamos com situações envolvendo dados numéricos representados por meio de gráficos que precisam ser analisados, interpretados e utilizados no cotidiano, para isso precisamos ter familiaridade com as simbologias. A meta principal é fazer com que o aluno utilize essa aprendizagem na sua vivência como uma experiência apoiada em ação, descoberta, reflexão, comunicação e principalmente desenvolvimento global.
Avaliação
Avaliar a participação e a integração de todos durante a exposição da aula nas atividades desenvolvidas levando em consideração as limitações individuais e os registros de cada um e de grupos.
Referências
Currículo de Matemática
Caderno do aluno
Livro didático Radix, Projeto Araribá, entre outros

Nenhum comentário:

Postar um comentário