PLANO DE AULA
Grupo
16:Laurineide, Neusa, Liciane e Ivany
Disciplina: Matemática
|
|
Conteúdos
|
Sistema de numeração decimal
Números naturais
Sistema cartesiano
(introdução)
Tabelas
Gráficos de barras
Leitura e interpretação de
gráficos
|
Aulas previstas
|
8 aulas
|
Ano/série
|
6º ano
|
Habilidades
|
Ler ,identificar e
interpretar informações transmitidas por tabelas e gráficos (H34 e H35)
Identificar o gráficos
adequado para representar um conjunto de dados e informações (gráficos
elementares H36)
|
Objetivo geral
|
Ler e construir gráficos e
tabelas
Fazer uso de ferramentas e
estatísticas para descrever e analisar dados, realizar inferências e fazer
predições.
|
Objetivos específicos
|
Levar o aluno a:
Identificar números naturais
e decimais existem nos gráficos;
Identificar no plano
cartesiano os elementos;
Utilizar informações
relacionadas ao gráfico bem como sua construção geométrica;
Ler e interpretar tabelas e
gráficos.
|
Metodologia
|
Intervir propondo atividades
que privilegiem trabalhos em grupos e atitudes de cooperação e em relação aos
individuais orientando a proposição de metas e objetivos futuros
|
Desenvolvimento
|
A aula será desenvolvida
em etapas:
1ª Etapa: avaliação
diagnóstica
2ª Etapa: Os alunos deverão
pesquisar e trazer para sala em jornais e revistas vários tipos de gráficos e
tabelas
3ª Etapa: Análise dos
gráficos coletados (troca de experiências)
4ª Etapa: Conclusões
5ª Etapa ( em grupo): os
alunos deverão escolher um gráfico do grupo e construir uma tabela com os
dados existentes.
6ª Etapa: Exposição dos
trabalhos
7ª Etapa: Exercícios do
caderno do aluno
|
Recursos pedagógicos
|
Jornais
Tabelas
Data show
Régua
Lápis de cor
Cola
Tesoura
Tabelas
Sala de informática
Caderno do aluno
|
Justificativa
|
Diariamente deparamos com
situações envolvendo dados numéricos representados por meio de gráficos que
precisam ser analisados, interpretados e utilizados no cotidiano, para isso
precisamos ter familiaridade com as simbologias. A meta principal é fazer com
que o aluno utilize essa aprendizagem na sua vivência como uma experiência
apoiada em ação, descoberta, reflexão, comunicação e principalmente
desenvolvimento global.
|
Avaliação
|
Avaliar a participação e a
integração de todos durante a exposição da aula nas atividades desenvolvidas
levando em consideração as limitações individuais e os registros de cada um e
de grupos.
|
Referências
|
Currículo de Matemática
Caderno do aluno
Livro didático Radix,
Projeto Araribá, entre outros
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário