GRUPO 8: Geraldo, Maiko, Moacir, Rosângela, Simone
Máximo, Valdemar
Disciplina:
Matemática
|
Conteúdo:
Números
inteiros
|
Aulas
previstas: 6 aulas
|
Habilidades:
- Compreender o significado dos números negativos
em situações concretas, bem como das operações com negativos.
- Saber realizar de modo significativo as
operações de adição, subtração, multiplicação e divisão de números negativos.
|
Objetivo
geral:
- O desenvolvimento pessoal e o aprimoramento das
capacidades de agir, pensar e atuar no mundo, bem como atribuir significados;
- Desenvolver a autonomia para gerenciar a própria
aprendizagem (aprender a aprender);
- Construir identidade, agir com autonomia,
incorporando a diversidade como base para a construção de valores e de
responsabilidade, essenciais para inserção cidadã nas dimensões sociais e
produtivas.
|
Objetivos
específicos:
O aluno deverá conseguir fazer as operações de
adição e subtração com inteiros, bem como representá-las na reta numérica.
|
Metodologia:
Explorar situações-problema com significado e que
exijam reflexão crítica por parte do aluno.
|
Recursos
pedagógicos e tecnológicos:
- Caderno do aluno e livro didático/paradidático
- Projetor multimídia
- Sala de informática
- Calculadora
- Jogos
|
Desenvolvimento:
1ª Aula
- Recordar os números naturais.
2ª Aula
- Contextualização/problematização sobre números
inteiros (elevador/andares, temperatura, saldo bancário,...).
3ª Aula
- Apresentação do conjunto dos números inteiros.
4ª Aula
- Adição com números inteiros.
- Experimentação com calculadora.
- Jogos.
5ª Aula
- Situações-problema com adição de números
inteiros.
- Atividades do caderno do aluno/livro didático.
- Exercícios retirados das provas do Saresp.
|
Avaliação:
A avaliação é contínua e diagnóstica durante as
aulas, observando a participação dos alunos, seus progressos, tanto ao longo
das atividades como ao final do bimestre.
|
Referências:
- Currículo do Estado de São Paulo
- Caderno do professor e do aluno
- Livro didático
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário