Relato de uma experiência narrativa em sala de aula.



Relato de uma experiência narrativa em sala de aula.
Grupo 11.


Ronis
Lauriberto
Tiago
Everton
Kelly
Maria Sileide



No primeiro bimestre do 7º ano, estuda-se os sistemas de numeração. Neste momento conta-se pequenas histórias para ilustrar as situações que cada prova vivenciou.
Para o inicio da contagem, conta-se a história do pastor que associava o numero de ovelhas de seu rebanho com pedras. Cada pedra correspondia a uma ovelha que saia para pastagens, se no retorno sobrasse algumas pedras dava-lhe a certeza que estava faltando ovelhas.
Procurando trabalhar o sistema de numeração Hindu-Arábicos,eu inventei uma estória que tem embasamento na historia dos povos hindus e árabes, onde trabalho também o preconceito.
Eram os árabes na época, a potencia que é hoje os Estados Unidos da America, tendo invadido as Índias roubaram não somente o seu território, mas também a sua cultura. Dentro dessa cultura encontra-se o sistema de numeração decimal que era uma invenção dos Hindus, mas que até então, não era aceito pelos europeus. Porém, a partir do momento que os árabes roubaram tal sistemas, e o levaram para a Europa, aí sim passou a ser aceito pelo velho continente.
Nesse momento da estória, procuro discutir com os alunos os diversos tipos de preconceitos que já existiam naquela época.



Sistema de Numeração Egípcia (Ritmo musical: Parabéns à você)
Letra.
O bastão vale um.
O calcanhar vale dez.
E a corda enrolada ela vale cem.
Flor de Lótus vale mil.
Dedo dobrado dez mil.
E o peixinho bonito, ele vale cem mil.
E agora prá terminar, lá vem o grandão, é o homem assustado ele vale um milhão.
 

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