Plano de Aula

Grupo 9: Alaíde, João, Juliana, Marcia, Melissa, Paulo e Simone

Disciplina: Matemática

Conteúdo: Sistema de Equações

Aulas Previstas: 3 Semanas

Habilidades: Traduzir um problema para a linguagem algébrica na forma de um sistema.

Objetivo Geral: Espera-se que os alunos sejam capazes de resolver problemas envolvendo mais de uma incógnita, Saibam representar esses problemas na forma de um sistema e consigam achar uma solução usando o método mais conveniente.

Objetivos Específicos: Resolver sistemas de equações pelo método da adição e substituição.

Metodologia: Retomada dos conteúdos necessários para o novo conteúdo, aulas expositivas, e discutiremos o significado das equações com duas incógnitas e os métodos de resolução de sistemas por meio da análise de situações-problema.

Recursos Pedagógicos e Tecnológicos: Livro didático, caderno do aluno, caderno do professor e montagem de tabelas no Excel.

Desenvolvimento: 

  • 1° e 2° Aula: Uso de letras para representar um valor desconhecido através de situação-problema (Introdução à álgebra e estudo à generalizações);
  • Aula: Conceito de equação e resolução de equação;
  • 4°, 5°e 6° Aula: Equação do 1° Grau;
  • , 8° e 9°: Método da balança;
  • 10° à 18° Aula: Procedimentos de resolução de sistemas pelo método da adição e substituição.
Avaliação: Resolução de problemas: O foco da avaliação deve estar na tradução do problema para a linguagem algébrica (montagem de sistema). Propor exercícios visando a familiarização com os procedimentos da resolução dos sistemas estudados, Avaliar se os alunos sabem usar os dois métodos, escolhendo o melhor de cada situação e se fazem a verificação dos resultados obtidos. 

Referencias: Livro Didático, Caderno do aluno, Caderno do Professor volume 3 situação de aprendizagem 3.



Nenhum comentário:

Postar um comentário