GRUPO 2: José Roberto, Luciana, Luiz,
Luzia, Mateus, Rogério, Tatiane e Vanessa.
A divisão simples, a
divisão certa e a divisão perfeita.
“O Homem que
Calculava”, de Malba Tahan*
A
narrativa foi feita por um professor no 1º ano do Ensino Médio, no 1º Bimestre,
enquanto revisavam os conteúdos do Ensino Fundamental, tratando de frações e
suas operações. Apesar de ter sido usada nessa situação, essa narrativa pode e
deve ser usada até o 3º Ano do Ensino Médio.
O
grande entusiasmo criado pela narrativa é por ela sair da obviedade e ter uma
resposta diferente da que todos os alunos esperam. Sem fazer as contas, apenas
observando o problema, todos concordam com a divisão de 5 moedas para quem
tinha 5 pães e 3 moedas para quem tem 3 pães.
Porém,
ao pensarem melhor, calcularem, dividirem os pães em pedaços e utilizarem os
conceitos de frações, eles entendem a perspectiva correta das divisões ( e
quando não entendem, se surpreendem quando a ideia correta é apresentada pelo
professor). O que deve ser salientado é que ao apresentar o problema aos
alunos, não lhes dar a resposta. Narrar até a parte em que a divisão de 5
moedas para 5 pães e 3 moedas para 3 pães é feita. E a partir desse momento
levantar a questão: Está correta essa divisão? Se não, qual seria a divisão
correta?
Usar
folhas sulfites ou objetos que podem ser divididos para representar os pães
ajudam numa melhor compreensão.
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