Síntese:
“O que é avaliar?”
Grupo
28: Eliane, Gustavo, Luciana e Juliana Jahu,
25/05/2013.
Avaliar
implica em um caráter diagnóstico, processual, formativo, afim de garantir
aprendizagem efetiva. A avaliação não deverá ser um instrumento do professor,
mas um instrumento que merece cuidado e análise das potencialidades do aluno.
Para
tanto, é necessário as mudanças de concepções e ações para uma avaliação que
busca a aprendizagem dos alunos. Outro fator a considerar é que ensinar é mais
difícil que aprender, pois implica em educar. Portanto, isso significa que para
ensinar é preciso que eu aprenda com o outro em sua totalidade.
Relato
de uma prática avaliativa exitosa
Para
nós, a pratica avaliativa exitosa não é somente atingir o desempenho
satisfatório na avaliação bimestral, mas sim em práticas significativas no
cotidiano da sala de aula.
Um
exemplo que podemos citar refere-se a SA3 do Caderno do aluno volume 1 do 9º
ano , no qual apresentava a divisão de um segmento em partes iguais e a
representação dos números reais e irracionais na reta numérica. Nessa aula,
havia a necessidade de todos os alunos possuírem os seus instrumentos de
desenho (esquadro, compasso, régua) para realizarem as atividades propostas.
Esta
aula foi exitosa pois todos os alunos estavam munidos do material, realizaram
um trabalho colaborativo, no qual após a revisão de alguns conceitos
geométricos e a demonstração inicial do professor, os alunos em grupos, em sua
totalidade tentaram e conseguiram resolver as atividades, o que possibilitou
mudanças de concepções e ações do processo avaliativo da aula por parte do
professor e dos alunos.
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