Síntese"O que é avaliar?"

Síntese: “O que é avaliar?”
Grupo 28: Eliane, Gustavo, Luciana e Juliana            Jahu, 25/05/2013.

Avaliar implica em um caráter diagnóstico, processual, formativo, afim de garantir aprendizagem efetiva. A avaliação não deverá ser um instrumento do professor, mas um instrumento que merece cuidado e análise das potencialidades do aluno.
Para tanto, é necessário as mudanças de concepções e ações para uma avaliação que busca a aprendizagem dos alunos. Outro fator a considerar é que ensinar é mais difícil que aprender, pois implica em educar. Portanto, isso significa que para ensinar é preciso que eu aprenda com o outro em sua totalidade.

Relato de uma prática avaliativa exitosa
Para nós, a pratica avaliativa exitosa não é somente atingir o desempenho satisfatório na avaliação bimestral, mas sim em práticas significativas no cotidiano da sala de aula.
Um exemplo que podemos citar refere-se a SA3 do Caderno do aluno volume 1 do 9º ano , no qual apresentava a divisão de um segmento em partes iguais e a representação dos números reais e irracionais na reta numérica. Nessa aula, havia a necessidade de todos os alunos possuírem os seus instrumentos de desenho (esquadro, compasso, régua) para realizarem as atividades propostas.

Esta aula foi exitosa pois todos os alunos estavam munidos do material, realizaram um trabalho colaborativo, no qual após a revisão de alguns conceitos geométricos e a demonstração inicial do professor, os alunos em grupos, em sua totalidade tentaram e conseguiram resolver as atividades, o que possibilitou mudanças de concepções e ações do processo avaliativo da aula por parte do professor e dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário