Sintese:"Educação no mundo contemporâneo e os desafios ao currículo"


1º Encontro: Melhor Gestão Melhor Ensino                                    
Jaú, 18/05/2013.
Grupo – 28: Mariana, Vanessa, Edmary, Juliana, Eliane, Meryelen

SÍNTESE: A Educação no Mundo Contemporâneo e os Desafios ao Currículo
Autora: Maria Elizabete B. Almeida

Nos dias atuais a utilização das TDIC está presentes em nossas práticas diárias, seja para uso profissional, pessoal ou social. O desafio educacional é integrar as TDIC na prática diária de sala de aula, priorizando o processo ensino – aprendizagem.
A incorporação das TDIC na prática docente deve levar em conta a realidade da escola, a necessidade dos alunos permitindo que possam ir além do conhecimento diário relacionando os conteúdos estudados com os problemas com que se deparam.
A integração entre o currículo e as TDIC propicia romper com as limitações espaço- temporais da sala de aula e da escola, interagir com os diferentes espaços de produção de conhecimento e com os acontecimentos do cotidiano, que penetram instantaneamente na escola e revelam a escola ao mundo. A abordagem dos conteúdos torna-se mais flexível e o contexto de aprendizagem se aproxima das situações autênticas, o que traz o potencial do currículo como construção permanente de práticas intencionais, com significado cultural, histórico e social.
As estatísticas mostram que grande parte dos alunos possui acesso a internet, seja em casa ou na escola, mas discordamos da pesquisa apresentada que os alunos utilizam para pesquisa escolar. O que presenciamos diariamente é o uso estritamente social, ou seja, a troca de mensagens e momentos de lazer (músicas e vídeos). Infelizmente, é uma pequena parte dos alunos que utilizam as tecnologias para o crescimento cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário