1º
Encontro: Melhor Gestão Melhor Ensino
Jaú,
18/05/2013.
Grupo
– 28: Mariana, Vanessa, Edmary, Juliana, Eliane, Meryelen
SÍNTESE:
A Educação no Mundo Contemporâneo e os Desafios ao Currículo
Nos dias atuais a utilização das TDIC
está presentes em nossas práticas diárias, seja para uso profissional, pessoal
ou social. O desafio educacional é integrar as TDIC na prática diária de sala
de aula, priorizando o processo ensino – aprendizagem.
A incorporação das TDIC na prática
docente deve levar em conta a realidade da escola, a necessidade dos alunos
permitindo que possam ir além do conhecimento diário relacionando os conteúdos
estudados com os problemas com que se deparam.
A integração entre o currículo e as TDIC
propicia romper com as limitações espaço- temporais da sala de aula e da
escola, interagir com os diferentes espaços de produção de conhecimento e com
os acontecimentos do cotidiano, que penetram instantaneamente na escola e
revelam a escola ao mundo. A abordagem dos conteúdos torna-se mais flexível e o
contexto de aprendizagem se aproxima das situações autênticas, o que traz o
potencial do currículo como construção permanente de práticas intencionais, com
significado cultural, histórico e social.
As estatísticas mostram que grande parte
dos alunos possui acesso a internet, seja em casa ou na escola, mas discordamos
da pesquisa apresentada que os alunos utilizam para pesquisa escolar. O que presenciamos
diariamente é o uso estritamente social, ou seja, a troca de mensagens e
momentos de lazer (músicas e vídeos). Infelizmente, é uma pequena parte dos
alunos que utilizam as tecnologias para o crescimento cultural.
Nenhum comentário:
Postar um comentário