Grupo 16: Narrativas no Ensino de Matemática


NARRATIVAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA
Autora : Márcia de Oliveira Cruz
RELATOS DE EXPERIÊNCIA
GRUPO 16 :  Laurineide, Neusa, Liciane e Ivany

Tema: Números e proporcionalidades
Conteúdo: Razões constante da geometria (O número de ouro)
Introdução: Contar o Mito de Narciso, objetivando encantar, mostrar a busca pela beleza desde a antiguidade, como o personagem principal apaixonou-se pela sua própria imagem refletida na água.
 http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Michelangelo_Caravaggio_065.jpg


Na sequência perguntamos:
Você já observou sua silhueta?
Com o espelho para observar sua própria imagem, o que você me diz: É a silhueta de um homem, de um menino ou de um bebê? Você se considera belo?
A pergunta não é difícil. As partes do corpo humano mantêm certas proporções entre elas. As proporções no adulto são de um tipo; nos meninos são de outro; bebês são ainda de outro tipo. Você consegue responder à pergunta porque conhece essas proporções? Você está acostumado com elas, pois já viu milhares de pessoas, não é? No entanto, nós achamos que você conhece as proporções entre as partes do corpo apenas visualmente e não numericamente. Veja alguns números aproximados:
Pedir para os estudantes medirem com o uso de uma fita métrica as proporções do seu corpo, e suas relações matemáticas na silhueta do seu padrão de beleza:
·         A altura do corpo está para a altura do umbigo até o chão;
·         A altura do crânio está para a altura da mandíbula até o alto da cabeça;
·         A medida do ombro à ponta do dedo e a medida do cotovelo à ponta do dedo médio; etc. Ver tabela caderno do aluno vol. 3 7º ano (Homem Vitruviano).




Em seguida realizar as divisões acima. Em geometria, o retângulo de ouro surge do processo de divisão em média e extrema razão, de Euclides. Ele é assim chamado para calcular o valor aproximado da razão áurea.
Razão áurea: comprimento/largura, obtém-se o número de ouro 1,618. 


O professor pode completar com o filme O Homem Vitruviano e pedir para os alunos procurarem  onde é aplicado o retângulo áureo (número de ouro)   como:
·         A música  Sinfonia nº 5 e a Sinfonia nº 9 de Ludwing van Beethovven entre outras
·         No cinema  No filme  O Encouraçado Potemkin. O diretor russo Sergei Eisenstein se utilizou do número   no filme para marcar os inícios de cenas importantes da trama, medindo a razão pelo tamanho das fitas de película.
·         Na arte: A  Mona Lisa de Leonardo da Vinci tem a proporção áurea nas relações entre o tronco e a cabeça, bem como nos elementos da face



 http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Mona_Lisa_com_estrutura_geom%C3%A9trica_-_Divis%C3%A3o_%C3%A1urea.jpg

·Nos vegetais como Semente de girassol– A proporção em que aumenta o diâmetro das espirais de sementes de um girassol é a razão áurea.
·         Nos animais: População de Abelhas – A proporção entre abelhas fêmeas e machos em qualquer colmeia.

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