NARRATIVAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA
Autora : Márcia de Oliveira Cruz
RELATOS DE EXPERIÊNCIA
GRUPO 16 : Laurineide, Neusa,
Liciane e Ivany
Tema: Números e proporcionalidades
Conteúdo: Razões constante da geometria (O número de ouro)
Introdução: Contar o Mito de Narciso, objetivando encantar,
mostrar a busca pela beleza desde a antiguidade, como o personagem principal
apaixonou-se pela sua própria imagem refletida na água.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Michelangelo_Caravaggio_065.jpg
Na sequência perguntamos:
Você já observou sua silhueta?
Com o espelho para observar sua própria imagem, o que você
me diz: É a silhueta de um homem, de um menino ou de um bebê? Você se considera
belo?
A pergunta não é difícil. As partes do corpo humano mantêm
certas proporções entre elas. As proporções no adulto são de um tipo; nos meninos
são de outro; bebês são ainda de outro tipo. Você consegue responder à pergunta
porque conhece essas proporções? Você está acostumado com elas, pois já viu
milhares de pessoas, não é? No entanto, nós achamos que você conhece as
proporções entre as partes do corpo apenas visualmente e não numericamente. Veja
alguns números aproximados:
Pedir para os estudantes medirem com o uso de uma fita
métrica as proporções do seu corpo, e suas relações matemáticas na silhueta do
seu padrão de beleza:
·
A altura do corpo está para a altura do umbigo
até o chão;
·
A altura do crânio está para a altura da
mandíbula até o alto da cabeça;
·
A medida do ombro à ponta do dedo e a medida do
cotovelo à ponta do dedo médio; etc. Ver tabela caderno do aluno vol. 3 7º ano
(Homem Vitruviano).
Em seguida realizar as divisões acima. Em geometria, o
retângulo de ouro surge do processo de divisão em média e extrema razão, de
Euclides. Ele é assim chamado para calcular o valor aproximado da razão áurea.
Razão áurea: comprimento/largura, obtém-se o número de ouro
1,618.
O professor pode completar com o filme O Homem Vitruviano e
pedir para os alunos procurarem onde é
aplicado o retângulo áureo (número de ouro) como:
·
A música
Sinfonia nº 5 e a Sinfonia nº 9 de Ludwing van Beethovven entre outras
·
No cinema
No filme O Encouraçado Potemkin. O diretor russo Sergei Eisenstein se utilizou do
número
no filme para
marcar os inícios de cenas importantes da trama, medindo a razão pelo
tamanho das fitas de película.
·
Na arte: A Mona Lisa de Leonardo da Vinci tem a
proporção áurea nas relações entre o tronco e a cabeça, bem como nos elementos
da face
·Nos vegetais como Semente
de girassol– A proporção em que
aumenta o diâmetro das espirais de sementes de um girassol é a razão áurea.
·
Nos animais:
População de Abelhas – A
proporção entre abelhas fêmeas e machos em qualquer colmeia.
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