A LENDA DO XADREZ

Grupo 21
Emelize da Silva Camargo
Vanessa Lopes Menezes
Andréa Mancini Masiero
Lilian Gianini D’Amico
Vanderson Jose de Sousa




Existem diversas mitologias associadas à criação do jogo de xadrez, sendo uma das mais famosas aquela que a atribui a um jovem brâmane indiano chamado Lahur Sessa. Segundo a lenda do xadrez, contada em O Homem que Calculava, do escritor e matemático Malba Tahan, numa província indiana chamada Taligana havia um poderoso rajá que havia perdido o filho em batalha. O rajá estava em constante depressão e passou a descuidar-se de si e do reino.
Certo dia o rajá foi visitado por Sessa, que apresentou ao rajá um tabuleiro com 64 casas brancas e negras com diversas peças que representava a infantaria, a cavalaria, os carros de combate, os condutores de elefantes, o principal vizir e o próprio rajá. Sessa explicou que a prática do jogo dria conforto espiritual ao rajá, que finalmente encontraria a cura para a sua depressão, o que realmente ocorreu.
O rajá, agradecido, insistiu para que Sessa aceitasse uma recompensa por sua invenção e o brâmane pediu simplesmente um grão de trigo para a primeira casa do tabuleiro, dois para a segunda, quatro para a terceira, oito para a quarta e assim sucessivamente até a última casa. Espantado com a modéstia do pedido, o rajá ordenou que fosse pago imediatamente a quantia em grãos que fora pedida.
Depois que foram feitos os cálculos, os sábios do rajá ficaram atônitos com o resultado que a quantidade grãos havia atingido, pois, segundo eles, toda a safra do reino durante 2.000 anos não seriam suficientes para cobri-la. Impressionado com a inteligência do brâmane, o rajá o convidou para ser o principal vizir do reino, sendo perdoado por Sessa de sua grande dívida em trigo.
Diz uma outra lenda que o jogo foi criado pelo deus Marte (Mitologia Romana) ou Ares (Mitologia Grega) foi inspirado por Caissa, uma ninfa.

Pratica em sala de aula-Narrativa
Conteúdo – Potenciaçao – 6º ano
Relato da experiência: A lenda do xadrez foi narrada aos alunos do 6º ano para ensinar o estudo sobre potenciação. O Professor questionou os alunos sobre o motivo pelo qual o pagamento da divida seria impossível. Os alunos, mesmo com o auxilio da calculadora cientifica, não conseguiram efetivar os cálculos, devido ao elevado numero de dígitos presentes na operação.
O aluno é levado a desenvolver outras estratégias de cálculo para resolver o problema e percebe que a máquina é apenas um instrumento na resolução de problemas.

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