Grupo 21
Emelize da Silva Camargo
Vanessa Lopes Menezes
Andréa Mancini Masiero
Lilian Gianini D’Amico
Vanderson Jose de Sousa
Existem diversas mitologias associadas à criação do jogo de xadrez,
sendo uma das mais famosas aquela que a atribui a um jovem brâmane indiano
chamado Lahur Sessa. Segundo a lenda do xadrez, contada em O Homem que
Calculava, do escritor e matemático Malba Tahan, numa província indiana
chamada Taligana havia um poderoso rajá que havia perdido o filho em batalha. O
rajá estava em constante depressão e passou a descuidar-se de si e do reino.
Certo dia o rajá foi visitado por Sessa, que apresentou ao rajá um tabuleiro
com 64 casas brancas e negras com diversas peças que representava a infantaria,
a cavalaria, os carros de combate, os condutores de elefantes, o principal
vizir e o próprio rajá. Sessa explicou que a prática do jogo dria conforto
espiritual ao rajá, que finalmente encontraria a cura para a sua depressão, o
que realmente ocorreu.
O rajá, agradecido, insistiu para que Sessa aceitasse uma recompensa por
sua invenção e o brâmane pediu simplesmente um grão de trigo para a primeira
casa do tabuleiro, dois para a segunda, quatro para a terceira, oito para a
quarta e assim sucessivamente até a última casa. Espantado com a modéstia do
pedido, o rajá ordenou que fosse pago imediatamente a quantia em grãos que fora
pedida.
Depois que foram feitos os cálculos, os sábios do rajá ficaram atônitos
com o resultado que a quantidade grãos havia atingido, pois, segundo eles, toda
a safra do reino durante 2.000 anos não seriam suficientes para cobri-la.
Impressionado com a inteligência do brâmane, o rajá o convidou para ser o
principal vizir do reino, sendo perdoado por Sessa de sua grande dívida em
trigo.
Diz uma outra lenda que o jogo foi criado pelo deus Marte (Mitologia
Romana) ou Ares (Mitologia Grega) foi inspirado por Caissa, uma ninfa.
Pratica em sala de aula-Narrativa
Conteúdo – Potenciaçao – 6º ano
Relato da experiência: A lenda do xadrez foi narrada aos
alunos do 6º ano para ensinar o estudo sobre potenciação.
O Professor questionou os alunos sobre o motivo pelo qual o pagamento da divida
seria impossível. Os alunos, mesmo com o auxilio da calculadora cientifica, não
conseguiram efetivar os cálculos, devido ao elevado numero de dígitos presentes
na operação.
O aluno é levado a desenvolver outras estratégias de cálculo
para resolver o problema e percebe que a máquina é apenas um instrumento na
resolução de problemas.
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