Grupo 16: Avaliação: e eu com isso?

REFLEXÃO: AVALIAÇÃO: E EU COM ISSO?
GRUPO 16: Sérgio, João Paulo, Neusa, Ivany, Laurineide e Liciane
2.1- O que é avaliar?
                Avaliação é regular o planejamento, incluir sentar juntos para providenciar ações necessárias para o aluno aprender e ajustar uma responsabilização acolhedora, partindo de um ponto para ir ao outro, criando e otimizando o ciclo. Utilizar outras linguagens para avaliar como: música, arte, dança, etc. criando um aluno crítico e leitores.
                Devemos utilizar a avaliação para mexer nas nossas concepções, pensando como o aluno pensa para aprender, sempre voltando e verificando o que realmente aprendeu.
                Enfim, o professor tem que ter claro os objetivos, os critérios e a diversificação dos instrumentos de avaliação.
                O aluno tem que estar engajado dentro do processo ensino aprendizagem e avaliação como protagonista na busca do conhecimento. O educador deve avaliar como se estivesse procurando pistas para a ação, aumentando assim a vontade de ajudar o aluno em sua trajetória, compreendendo os erros e propiciando uma leitura da realidade.

2.2 Relato de uma prática avaliativa exitosa
                Projeto com filme
Esse projeto foi desenvolvido com o filme Billy Elliot,nas 7ªs séries  cujo tema era Ética e cidadania (Tolerância e Preconceito) e foi dividido em 3 etapas:
1ª Etapa
            Exibição do filme e discussão do filme e consultar no dicionário definições de tolerância e preconceito.

2ª Etapa
            Divisão da sala em grupos para a produção de texto  referente ao filme: Billy Elliot.
1º Grupo:
Pesquisar em revistas, na internet, jornais, etc.,imagens que possam ser representativas dos conceitos pesquisados e fazer um resumo da manchete classificando em tolerância, intolerância e preconceito
2º Grupo:
Discutir , eleger e registrar um programa de televisão que consideram ter situações de tolerância, intolerância ou de preconceito.
3º Grupo
Discutir e registrar suas opiniões a respeito de:
·         Futebol feminino
·         Maridos que cuidam da casa e dos filhos enquanto suas esposas trabalham
·         Mulheres pagarem a conta na lanchonete, no restaurante,etc.
4º Grupo
Pesquisar, registrar em tabelas os resultados obtidos e construir um gráfico sobre a opinião dos alunos em relação as seguintes perguntas:
·         Futebol feminino
·         Maridos que cuidam da casa e dos filhos enquanto suas esposas trabalham
·         Mulheres apagarem a conta na lanchonete, no restaurante, etc.
·         Mulheres que exercem cargo de chefe.
3ª Etapa

Apresentação dos grupos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário