Plano de Aula (Questão 30)

Grupo 10: Luzia, Marcio, Lubia, Julio, Patrick e César

Compreendido que a questão escolhida para as atividades abrange o momento final do processo de ensino e aprendizagem no estudos dos ângulos, propomos o seguinte plano de aula.




Disciplina: Matemática

Conteúdo: Geometria Plana – estudo dos ângulos internos de um polígono

Aulas previstas: 12 aulas (2 semanas)

Habilidades:
·         Identificar propriedades de triângulos pela comparação de medidas de lados e ângulos. Resolver problemas que utilizam propriedades dos polígonos (ângulos agudos, obtusos, reto, raso, teorema angular de Thales)

Objetivos gerais:
·         Resolver problemas em diferentes contextos que envolvam o tratamento dos ângulos em polígonos e aplicações.

Objetivos específicos:
·         Compreender a ideia de medida de um ângulo (em grau), sabendo operar com medidas de ângulos e usar instrumentos geométricos para construir e medir ângulos.
·         Saber calcular a soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo e estender tal cálculo para polígonos de n lados.
·         Saber aplicar os conhecimentos sobre a soma das medidas dos ângulos de um triângulo e de um polígono em situações práticas.

Metodologia:
·         Aula expositiva, diagnóstico dos conceitos prévios da turma, resolução de exercícios, problemas e lição de casa.

Recursos didáticos:
·         Giz, lousa, livro didático, lista de exercícios e instrumentos de desenho (régua e transferidor).

Desenvolvimento:
Inicialmente o trabalho se dedica na definição de ângulo como abertura entre duas retas, semirretas ou segmentos de reta. Compreendido o conceito estabelecemos a distinção entre ângulos agudos, obtusos, reto e raso. Trabalhamos com a construção dos ângulos fazendo uso da régua e do transferidor. Estendemos para as propriedades da soma dos ângulos internos de um triângulo e posteriormente dos demais polígonos.

Avaliação:
·         A avaliação será contínua verificada a partir da participação e interesse do aluno, além da resolução de exercícios de fixação e exploração de problemas contextualizados trabalhados, inicialmente, na sala de aula e após como tarefa. Finalizando com uma avaliação escrita e diversificada.

Referências:
    Currículo do Estado de São Paulo, Matriz de Referência para o Saresp, Caderno do Professor.

Um comentário: