GRUPO 2: José Roberto, Luciana, Luiz,
Luzia, Mateus, Rogério e Tatiane.
A aula essencial – Uma conversa
introdutória
Fernando José de Almeida
A escola tem
caráter democrático e inclusivo e todos alunos podem e devem aprender. Nós, professores, somos autores das nossas
aulas e consequentemente, autoridades. Para que essa aprendizagem aconteça é
primordial o uso de uma linguagem simples e que nós gostemos dos alunos.
A aula , que
é nossa alma, pode ser dividida em duas categorias : A primeira é a Essencial (
entre 7 e 10 minutos) , tempo necessário para problematizar, contextualizar, pesquisar
e concluir, aguçando a curiosidade do aluno para construir o conhecimento. A
segunda é a expandida, onde a aprendizagem acontece em dois momentos: o
coletivo e o individual. A integração entre esses dois momentos gera o
conhecimento.
Tendo como
referência o currículo ,nossas aulas devem começar com a apresentação dos
objetivos, para que os alunos saibam suas metas e ao final delas registrar o
que aprenderam naquele dia.
Para
alcançarmos esse objetivo é primordial lançar questões enriquecedoras e
desafiar os alunos para que continuem estimulados a buscar e construir o
conhecimento. Os resultados das aulas, devem ser publicados para que os alunos
vejam o resultado de seu trabalho, e a autoridade do professor é medida pela
qualidade da sua aula.
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