Conclusões: "Aula Essencial"


GRUPO 2: José Roberto, Luciana, Luiz, Luzia, Mateus, Rogério e Tatiane.

A aula essencial – Uma conversa introdutória
Fernando José de Almeida


A escola tem caráter democrático e inclusivo e todos alunos podem e devem aprender.  Nós, professores, somos autores das nossas aulas e consequentemente, autoridades. Para que essa aprendizagem aconteça é primordial o uso de uma linguagem simples e que nós gostemos dos alunos.
A aula , que é nossa alma, pode ser dividida em duas categorias : A primeira é a Essencial ( entre 7 e 10 minutos) , tempo necessário para problematizar, contextualizar, pesquisar e concluir, aguçando a curiosidade do aluno para construir o conhecimento. A segunda é a expandida, onde a aprendizagem acontece em dois momentos: o coletivo e o individual. A integração entre esses dois momentos gera o conhecimento.
Tendo como referência o currículo ,nossas aulas devem começar com a apresentação dos objetivos, para que os alunos saibam suas metas e ao final delas registrar o que aprenderam naquele dia.
Para alcançarmos esse objetivo é primordial lançar questões enriquecedoras e desafiar os alunos para que continuem estimulados a buscar e construir o conhecimento. Os resultados das aulas, devem ser publicados para que os alunos vejam o resultado de seu trabalho, e a autoridade do professor é medida pela qualidade da sua aula.

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