Educação no Mundo Contemporâneo e os Desafios ao Currículo

Análise do texto: “Educação no mundo contemporâneo e os desafios ao currículo”

Grupo 10: Luzia, Marcio, Lubia, Patrick, Cesar e Julio.
Autora: Elizabete Biancocini de Almeida

A autora Maria Elizabete Biancocini de Almeida introduz seu artigo dando ênfase à importância em introduzir para as práticas educacionais, as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), já que essas tecnologias estão muito disseminadas entre a sociedade atualmente.
Com base nas estatísticas (NIC.br, 2010) no geral as crianças brasileiras (a maioria delas) já utilizam computador e tem acesso à internet onde participam de redes sociais, além de utilizarem telefone celular (principalmente para jogar, ouvir música, fazer ligações).  Portanto, o acesso das TDIC pelos alunos é bem participativa e constante, embora eles a utilizem mais para entretenimento.

Como as TDIC se fazem presente e são utilizadas nas escolas?
 
 Sabe-se que 82% dos alunos utilizam o computar para as pesquisas escolares, porém atividades em casa o que reforça a problematização do grupo 1 (computador é utilizado em aulas voltadas à transmissão de informações, aplicações de conceitos). Dessa maneira é viável a atualização do professor para que atenda às necessidades dos alunos no que diz respeito quanto à utilização das TDIC, pesquisas mostram que há uma melhoria na aprendizagem e desenvolvimento do currículo quando são usadas as TDICS.

O que significa integrar as TDIC ao desenvolvimento do currículo

A integração entre o currículo e as TDIC propicia romper com as limitações espaços-temporais da sala de aula e da escola, interagir com os diferentes espaços de produção de conhecimento e com os acontecimentos do cotidiano.
A concepção de currículo se coaduna com as ideias sobre inovação, entendida como mudança significativa em educação, o que difere da educação centrada no professor que transmite informações ao aluno.
Assim emerge a concepção de web currículo como construção conceitual e categoria de ação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário