Análise do texto: “Educação no mundo contemporâneo
e os desafios ao currículo”
Grupo 10: Luzia, Marcio, Lubia, Patrick,
Cesar e Julio.
Autora: Elizabete Biancocini de Almeida
A autora Maria Elizabete Biancocini de Almeida
introduz seu artigo dando ênfase à importância em introduzir para as práticas
educacionais, as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), já
que essas tecnologias estão muito disseminadas entre a sociedade atualmente.
Com base nas estatísticas (NIC.br, 2010) no geral
as crianças brasileiras (a maioria delas) já utilizam computador e tem acesso à
internet onde participam de redes sociais, além de utilizarem telefone celular
(principalmente para jogar, ouvir música, fazer ligações). Portanto, o acesso das TDIC pelos alunos é
bem participativa e constante, embora eles a utilizem mais para entretenimento.
Como as TDIC se fazem presente e são utilizadas nas
escolas?
Sabe-se que 82% dos alunos utilizam o computar para
as pesquisas escolares, porém atividades em casa o que reforça a
problematização do grupo 1 (computador é utilizado em aulas voltadas à
transmissão de informações, aplicações de conceitos). Dessa maneira é viável a
atualização do professor para que atenda às necessidades dos alunos no que diz
respeito quanto à utilização das TDIC, pesquisas mostram que há uma melhoria na
aprendizagem e desenvolvimento do currículo quando são usadas as TDICS.
O que significa integrar as TDIC ao desenvolvimento
do currículo
A integração entre o currículo e as TDIC propicia
romper com as limitações espaços-temporais da sala de aula e da escola,
interagir com os diferentes espaços de produção de conhecimento e com os
acontecimentos do cotidiano.
A concepção de currículo se coaduna com as ideias
sobre inovação, entendida como mudança significativa em educação, o que difere
da educação centrada no professor que transmite informações ao aluno.
Assim emerge a concepção de web currículo como
construção conceitual e categoria de ação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário