Considerando que as pesquisas indicam que a maioria das escolas estaduais
possuem laboratório de informática (86%), que a totalidade dos alunos tem
facilidades para manusear as novas tecnologias e que os professores admitem, em
sua maioria, que possuem computadores portáteis, vislumbra-se uma nova
realidade na educação.
Nessa realidade o tempo é mais que relativo, pois ele se expande para além
da sala de aula. Nesse momento o prefessor é desafiado a compreender as
concepções a esse processo para que o desenvolvimento do currículo se
concretize paulatinamente na prática social logicamente sempre considerando a
realidade da escola e a comunidade onde está inserida e que serve para reflexão
e adequação do currículo pelo professor.
A maior missão do professor é criar condições para que seus alunos possam ir
além do que sabem, fazendo ligações de seus conhecimentos contidianos com o
conteúdo de estudo e após aplicando na sua realidade, causando mudanças nas
suas vidas e da sua comunidade. O aluno, eunquanto individuo de uma
comunidade, deverá ser capaz de utilizar seus conhecimentos adquiridos para
transformar sua realidade.
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