Autora: Maria
Elisabeth Biancocini de Almeida
Grupo: 9 Juliana, Simone, Alaíde, Melissa,
Paulo, Márcia e João
A
utilização da tecnologia em geral,
permite inovações na prática docente sendo muitas vezes um desafio para os
professores.
Tais
desafios encontram-se na maioria das vezes na utilização de tais tecnologias de
forma que garantam a aprendizagem dos estudantes.
Como crianças e estudantes da
educação básica usam as TDIC?
Atualmente
grande parte dos nossos estudantes possuem tanto acesso ao computador quanto a
utilização de suas ferramentas.
“ Observa-se
assim que grande parte dos alunos das escolas está imersa no mundo digital e
usufrui de suas potencialidades interativas para compartilhar informações,
comunicar-se de modo instantâneo, colaborar com os outros, empreender
atividades coletivas por meio da participação em redes sociais, desafiando a
educação e provocando o professor a integrar às suas práticas as múltiplas
linguagens veiculadas por essas tecnologias” (ALMEIDA, p.3)
Como as TDIC se fazem presente e são utilizadas nas escolas?
Pesquisas
mostram que embora a maioria das escolas
possuam laboratório de informática, poucos alunos tem contato com tal
instrumento.
Normalmente
os professores utilizam-se de tal ferramenta
para preparação e planejamento de suas aulas, sendo uma minoria que
utiliza-o para formulação e desenvolvimento de projetos multidisciplinares
envolvendo participação ativa dos estudantes.
Os
estudantes utilizam com maior frequência o computador fora da sala de aula, sendo
que a utilização das TDICs apresentam avanços significativos em sua
disseminação e “evidenciam diferenças consideráveis entre escolas de uma rede de ensino, de uma cidade, estado ou
pais em relação à melhoria da aprendizagem e o desenvolvimento do currículo com
uso da TDIC” (ALMEIDA, p.4)
O que significa integrar as TDIC com o currículo?
A
concretização da utilização das TDIC ocorre quando o professor é capaz de
produzir um planejamento que além do conteúdo previsto dê condições de adequar
seu trabalho levando em consideração a realidade da escola e a necessidade de
seus alunos. “Cabe ao professor criar
condições para que os alunos possam ir além do conhecimento cotidiano e de suas
experiências “ (ALMEIDA, p. 5).
Importante ressaltar a necessidade da concretização da autonomia dos
estudantes, ou seja, o desenvolvimento da capacidade de compreender seu contexto dentro da sociedade de forma que
consigam agir para a melhoria das condições de sua existência.
O
currículo está intimamente relacionado a concretização dos saberes
sistematizados por meio da utilização das diversas inovações que permeiam o
ambiente escolar.
“ Essa
concepção de currículo se coaduna com as ideias sobre inovação, entendida como
mudança significativa em educação, o que difere da educação centrada no
professor (ou na tecnologia) que transmite informações ao aluno. Trata-se de
mudanças que extrapolam os métodos e os dispositivos tecnológicos e que
abrangem os fundamentos e as finalidades educativas no bojo de determinado
contexto[…] (ALMEIDA, p.5)
O
professor está se adaptando a era tecnológica, favorecendo a sua formação e a formação dos estudantes, com isso ocorre
a mudança da educação bem como da instituição escolar.
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