Síntese do texto: “ Educação no mundo contemporâneo e os desafios ao currículo”


Autora: Maria Elisabeth Biancocini de Almeida

Grupo: 9  Juliana, Simone, Alaíde, Melissa, Paulo, Márcia e João

                A utilização da tecnologia  em geral, permite inovações na prática docente sendo muitas vezes um desafio para os professores.
                Tais desafios encontram-se na maioria das vezes na utilização de tais tecnologias de forma que garantam a aprendizagem dos estudantes.
 Como crianças e estudantes da educação básica usam as TDIC?
                Atualmente grande parte dos nossos estudantes possuem tanto acesso ao computador quanto a utilização de suas ferramentas.
“ Observa-se assim que grande parte dos alunos das escolas está imersa no mundo digital e usufrui de suas potencialidades interativas para compartilhar informações, comunicar-se de modo instantâneo, colaborar com os outros, empreender atividades coletivas por meio da participação em redes sociais, desafiando a educação e provocando o professor a integrar às suas práticas as múltiplas linguagens veiculadas por essas tecnologias” (ALMEIDA, p.3)
Como as TDIC se fazem presente e são utilizadas nas escolas?
                Pesquisas mostram que embora  a maioria das escolas possuam laboratório de informática, poucos alunos tem contato com tal instrumento.
                Normalmente os professores utilizam-se de tal ferramenta  para preparação e planejamento de suas aulas, sendo uma minoria que utiliza-o para formulação e desenvolvimento de projetos multidisciplinares envolvendo participação ativa dos estudantes.
                Os estudantes utilizam com maior frequência o computador fora da sala de aula, sendo que a utilização das TDICs apresentam avanços significativos em sua disseminação  e “evidenciam diferenças consideráveis entre escolas de uma rede de ensino, de uma cidade, estado ou pais em relação à melhoria da aprendizagem e o desenvolvimento do currículo com uso da TDIC” (ALMEIDA, p.4)
O que significa integrar as TDIC com o currículo?
                A concretização da utilização das TDIC ocorre quando o professor é capaz de produzir um planejamento que além do conteúdo previsto dê condições de adequar seu trabalho levando em consideração a realidade da escola e a necessidade de seus alunos.  “Cabe ao professor criar condições para que os alunos possam ir além do conhecimento cotidiano e de suas experiências “ (ALMEIDA, p. 5).  Importante ressaltar a necessidade da concretização da autonomia dos estudantes, ou seja, o desenvolvimento da capacidade de compreender  seu contexto dentro da sociedade de forma que consigam agir para a melhoria das condições de sua existência.
                O currículo está intimamente relacionado a concretização dos saberes sistematizados por meio da utilização das diversas inovações que permeiam o ambiente escolar.
“ Essa concepção de currículo se coaduna com as ideias sobre inovação, entendida como mudança significativa em educação, o que difere da educação centrada no professor (ou na tecnologia) que transmite informações ao aluno. Trata-se de mudanças que extrapolam os métodos e os dispositivos tecnológicos e que abrangem os fundamentos e as finalidades educativas no bojo de determinado contexto[…] (ALMEIDA, p.5)
                O professor está se adaptando a era tecnológica, favorecendo a sua formação  e a formação dos estudantes, com isso ocorre a mudança da educação bem como da instituição escolar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário