Síntese "Educação no mundo contemporâneo e os desafios dos currículo" Grupo 1: Adenilson, Aida, Ariele, Elaine, Kátia e Sônia


Educação no mundo contemporâneo e os desafios ao currículo
Maria Elizabeth B. de Almeida

Pode-se observar  que a maioria dos alunos das escolas interagem no mundo digital com a finalidade de compartilhar informações, acessar redes sociais compartilhando atividades coletivas e assim desafiar o professor a compreender a linguagem digital.
A maioria das escolas possuem laboratório de informática, e o grupo de professores possuem computadores portáteis com acesso à internet. Foi observado que os alunos acessam a internet com mais frequência em suas residências, pois apesar das escolas possuírem laboratório de informática seu uso é inviável devido aos problemas internos.
As atividades realizadas, como aulas expositivas, exercícios e interpretação de textos onde o computador é utilizado com maior frequência, induz o aluno à realizar suas atividades escolares fora do ambiente escolar. Já aulas voltadas à apresentação de conceitos, debates, produção de materiais e multidisciplinares são realizadas com menor frequência.
As T.D.I.C. precisam romper as limitações associando os planos de aula com os métodos e dispositivos tecnológicos, sem alterar a proposta curricular. Por meio dessas atividades,  integrar professores, alunos e a sociedade ao contexto tecnológico e com isso surgirão conflitos e desafios para que possa existir a inovação.

GRUPO 1 – Adenilson, Ainda, Ariele, Elaine, Kátia e Sônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário