Educação no mundo contemporâneo e os
desafios ao currículo
Maria
Elizabeth B. de Almeida
Pode-se
observar que a maioria dos alunos das
escolas interagem no mundo digital com a finalidade de compartilhar
informações, acessar redes sociais compartilhando atividades coletivas e assim
desafiar o professor a compreender a linguagem digital.
A maioria
das escolas possuem laboratório de informática, e o grupo de professores
possuem computadores portáteis com acesso à internet. Foi observado que os
alunos acessam a internet com mais frequência em suas residências, pois apesar
das escolas possuírem laboratório de informática seu uso é inviável devido aos
problemas internos.
As
atividades realizadas, como aulas expositivas, exercícios e interpretação de
textos onde o computador é utilizado com maior frequência, induz o aluno à
realizar suas atividades escolares fora do ambiente escolar. Já aulas voltadas
à apresentação de conceitos, debates, produção de materiais e
multidisciplinares são realizadas com menor frequência.
As T.D.I.C.
precisam romper as limitações associando os planos de aula com os métodos e
dispositivos tecnológicos, sem alterar a proposta curricular. Por meio dessas
atividades, integrar professores, alunos
e a sociedade ao contexto tecnológico e com isso surgirão conflitos e desafios
para que possa existir a inovação.
GRUPO 1 –
Adenilson, Ainda, Ariele, Elaine, Kátia e Sônia
Nenhum comentário:
Postar um comentário