Síntese: “Educação no mundo contemporâneo e os desafios ao currículo”
                 Autora: Maria Elizabeth B. Almeida
Grupo 20: Marisa, Cristiani, Cristina, Fátima, Sônia, Elis
Pelas pesquisas tem-se que a maioria das crianças usam e tem conhecimento das TDIC, 86% das escolas públicas tem laboratório de informática, as muitas vezes as condições de uso são precárias. 63% dos professores tem computador portátil e somente 13% informam utilizarem em sala de aula, o que é muito pouco  no universo de nossa secretaria. A grande maioria que usa o portátil utilizam como trabalho colaborativo, criação de apresentações, debates e produção de materiais. Os alunos que utilizam o computador em sua maioria fazem pesquisas em suas residências.
A integração das TDIC ao desenvolvimento do currículo desafia o professor a compreender as concepções inerentes a esse processo. Currículo real se constrói no momento em que o professor produz o planejamento com a realidade da escola, e as necessidades de seus alunos, como na ação que se concretiza nas condições da sala de aula.
O currículo deve-se desenvolver imbricado  nas propriedades constitutivas das TDIC que impulsionam o diálogo multicultural, o trabalho colaborativo e a construção do conhecimento. Essa concepção de currículo é inovadora, pois induz a uma mudança na educação, não mais centrado no professor (ou na tecnologia), mas na criação de novos espaços e tempos para aprender a partir da experiência por meio de desenvolvimento de atividades favoráveis à formação integral de estudantes e professores, que, juntos vivenciam processos de inovação e buscam a transformação social.
A mudança da Educação e da escola implica compromisso para com a integração da educação com a cultura da sociedade tecnológica em uma perspectiva de educação transformadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário