SÍNTESE: EDUCAÇÃO NO MUNDO CONTEMPORÂNEO E OS DESAFIOS AO CURRÍCULO
Autora: Maria Elizabeth B. Almeida
GRUPO 16 : Sérgio, João Paulo, Laurineide, Neusa, Liciane e Livany
Com
o avanço tecnológico o professor enfrenta desafios educacionais, pois, deve
adequar suas aulas aos avanços deixando-as assim mais interessante.
Pesquisas
realizadas nos informam que crianças de 5 a 9 anos já possuem habilidades em
utilizar computador, internet e participam de redes sociais e principalmente o
uso do celular. Estes passaram a fazer parte do cotidiano da maioria.
Outro
estudo foi feito para verificar qual a frequência desta utilização é
observarmos que de 650 escolas ´pesquisadas alunos do 6º ano, mais de 90% tem
computador e utiliza a internet e quase 50% utilizam de 50% utilizam a internet
todos os dias, ou seja, grande parte dos alunos estão envolvidos com a
tecnologia, desafiando assim os professor, há também interagir tecnologicamente
no seu cotidiano.
Pesquisas
foram feitas com 3 grupos de alunos onde cada grupo realizou atividades de
maneiras, diferentes. Ressaltamos que o grupo que houve maior integração das
TDIC em ambientes de aprendizagem expandiram para além de espaço e tempo da
sala de aula, propiciando criação d novas narrativas curriculares.
Então
cabe ao professor criar condições para que o aluno possa ir além do
conhecimento cotidiano.
Conclusões do grupo:
O
acesso e a utilização das salas de informática torna-se inviáveis por vários
fatores:
·
falta de equipamentos para o acesso de todos os
alunos;
·
resistência na liberação das salas por parte da
equipe gestora de algumas escolas devido à falta de recursos para manutenção da
mesma;
·
uma única sala na unidade escolar que
normalmente apresenta muitos professores e salas de aula de forma que a demanda
dos alunos e professores não é atendida;
·
dificuldade de continuidade dos trabalhos;
·
poucas vantagens no uso das TDIC’s em função das
avaliações cobradas pelo sistema de ensino (SARESP, SAEB, Enem, etc)
Além disso
existem outros recursos lúdicos que contribuem de maneira mais significativa
para o processo de ensino aprendizagem como soroban, material dourado, geoplano
e jogos matemáticos, especialmente para a alfabetização matemática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário