Grupo 16: Síntese Educação no mundo contemporâneo e os desafios ao currículo


SÍNTESE: EDUCAÇÃO NO MUNDO CONTEMPORÂNEO E OS DESAFIOS AO CURRÍCULO
Autora: Maria Elizabeth B. Almeida
GRUPO 16 : Sérgio, João Paulo, Laurineide, Neusa, Liciane e Livany
                Com o avanço tecnológico o professor enfrenta desafios educacionais, pois, deve adequar suas aulas aos avanços deixando-as assim mais interessante.
                Pesquisas realizadas nos informam que crianças de 5 a 9 anos já possuem habilidades em utilizar computador, internet e participam de redes sociais e principalmente o uso do celular. Estes passaram a fazer parte do cotidiano da maioria.
                Outro estudo foi feito para verificar qual a frequência desta utilização é observarmos que de 650 escolas ´pesquisadas alunos do 6º ano, mais de 90% tem computador e utiliza a internet e quase 50% utilizam de 50% utilizam a internet todos os dias, ou seja, grande parte dos alunos estão envolvidos com a tecnologia, desafiando assim os professor, há também interagir tecnologicamente no seu cotidiano.
                Pesquisas foram feitas com 3 grupos de alunos onde cada grupo realizou atividades de maneiras, diferentes. Ressaltamos que o grupo que houve maior integração das TDIC em ambientes de aprendizagem expandiram para além de espaço e tempo da sala de aula, propiciando criação d novas narrativas curriculares.
                Então cabe ao professor criar condições para que o aluno possa ir além do conhecimento cotidiano.
Conclusões do grupo:
                O acesso e a utilização das salas de informática torna-se inviáveis por vários fatores:
·         falta de equipamentos para o acesso de todos os alunos;
·         resistência na liberação das salas por parte da equipe gestora de algumas escolas devido à falta de recursos para manutenção da mesma;
·         uma única sala na unidade escolar que normalmente apresenta muitos professores e salas de aula de forma que a demanda dos alunos e professores não é atendida;
·         dificuldade de continuidade dos trabalhos;
·         poucas vantagens no uso das TDIC’s em função das avaliações cobradas pelo sistema de ensino (SARESP, SAEB, Enem, etc)
Além disso existem outros recursos lúdicos que contribuem de maneira mais significativa para o processo de ensino aprendizagem como soroban, material dourado, geoplano e jogos matemáticos, especialmente para a alfabetização matemática. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário