Síntese: "Educação no Mundo Contemporâneo e os Desafios ao Currículo"

Síntese: "Educação no Mundo Contemporâneo e os Desafios ao Currículo"

Autora: Maria Elizabeth B. Almeida

Grupo: (João Paulo Facha, Ana Claudia Polli, Maria Isaura, Adriana C. Bochembuzio, Camila, Ana Célia, Crisleide)


Educação no Mundo Contemporâneo e os desafios ao currículo.

O vertiginoso avanço das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDCI) desafiam o professor a integrar às suas práticas as múltiplas linguagens veiculadas por essas tecnologias e criar novas narrativas curriculares.

Os educadores vivem tensões e dilemas entre os modos como os estudantes utilizam essas tecnologias em suas atividades cotidianas e as questões de natureza pedagógica, tecnológica e epistemológica sobre o que, por que, para que e como incorporar as TDIC às suas práticas.

Grande parte dos alunos das escolas está imersa no mundo digital e usufrui de suas potencialidades interativas para compartilhar informações, desafiando a educação e provocando o professor a integrar às suas práticas as múltiplas linguagens veiculadas por essas tecnologias.

O currículo real se reconstrói tanto no momento em que o professor produz o planejamento considerando o currículo previsto, a realidade da escola e as necessidades de seus alunos, como na ação que se concretiza nas condições da sala de aula, na qual o professor reflete, analisa e toma decisões. Cabe ao professor criar condições para que os alunos possam ir além do conhecimento cotidiano e de suas experiências, possam estabelecer articulações com o conteúdo em estudo, possam formalizar o conhecimento e aplica-lo para melhor compreender seu contexto e o mundo possam enfrentar os problemas com que se deparam na própria vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário