Autora: Maria Elizabeth B. Almeida
Grupo: (João Paulo Facha, Ana Claudia Polli, Maria Isaura, Adriana C. Bochembuzio, Camila, Ana Célia, Crisleide)
Educação no Mundo Contemporâneo e os desafios ao currículo.
O vertiginoso avanço das tecnologias digitais de informação
e comunicação (TDCI) desafiam o professor a integrar às suas práticas as
múltiplas linguagens veiculadas por essas tecnologias e criar novas narrativas
curriculares.
Os educadores vivem tensões e dilemas entre os modos como os
estudantes utilizam essas tecnologias em suas atividades cotidianas e as
questões de natureza pedagógica, tecnológica e epistemológica sobre o que, por
que, para que e como incorporar as TDIC às suas práticas.
Grande parte dos alunos das escolas está imersa no mundo
digital e usufrui de suas potencialidades interativas para compartilhar
informações, desafiando a educação e provocando o professor a integrar às suas
práticas as múltiplas linguagens veiculadas por essas tecnologias.
O currículo real se reconstrói tanto no momento em que o
professor produz o planejamento considerando o currículo previsto, a realidade
da escola e as necessidades de seus alunos, como na ação que se concretiza nas
condições da sala de aula, na qual o professor reflete, analisa e toma
decisões. Cabe ao professor criar condições para que os alunos possam ir além
do conhecimento cotidiano e de suas experiências, possam estabelecer
articulações com o conteúdo em estudo, possam formalizar o conhecimento e
aplica-lo para melhor compreender seu contexto e o mundo possam enfrentar os
problemas com que se deparam na própria vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário