Síntese: “Educação no mundo contemporâneo
e os desafios ao currículo”.
GRUPO 11.
Ronis
Lauriberto
Lauriberto
Tiago
Everton
Kelly
Maria Sileide
O professor contemporâneo tem como desafio
articular as propostas pedagógicas com os recursos disponíveis em seu contexto.
Tal condição não poderia ser diferente, uma vez que
o processo ensino-aprendizagem dever ser dinâmico, sempre respeitando
competências, habilidade, repertórios e perspectivas de todos os envolvidos.
Por conta disso é necessário vislumbrar a realidade
brasileira, em especial no que envolve as tecnologias disponíveis e as
ferramentas de comunicação, pois além de fazerem parte da rotina de uma parcela
significativa dos alunos, tanto de escolas privadas quanto públicas, negar essa
realidade é estar valorizando o currículo estanque e mecânico.
O professor, visto sob esse prisma, precisa ser o
agente regulador, intermediador e atuante em sala de aula, através de um
currículo dinâmico que, além de contemplar conteúdos, precisa vislumbrar ações,
onde as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) mostram-se como
significativas aliadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário