OS
NOVE JEITOS MAIS COMUNS DE AVALIAR OS ESTUDANTES E OS BENEFÍCIOS DE CADA UM
TIPO
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PROVA OBJETIVA
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PROVA
DISSERTATIVA |
SEMINÁRIO
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TRABALHO
EM GRUPO |
DEBATE
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RELATÓRIO
INDIVIDUAL |
AUTOAVALIAÇÃO
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OBSERVAÇÃO
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CONSELHO
DE CLASSE |
Definição
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Série
de perguntas diretas, para respostas curtas, com apenas uma solução possível
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Série
de perguntas que exijam capacidade de estabelecer relações, resumir, analisar
e julgar
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Exposição
oral para um público, utilizando a fala e materiais de apoio próprios ao tema
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Atividades de natureza diversa (escrita,
oral, gráfica, corporal etc.) realizadas coletivamente
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Momento
em que os alunos expõem seus pontos de vista sobre um assunto polêmico
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Texto
produzido pelo aluno depois de atividades práticas ou projetos temáticos
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Análise
oral ou por escrito que o aluno faz do próprio processo de aprendizagem
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Análise
do desempenho do aluno em fatos do cotidiano escolar ou em situações
planejadas
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Reunião liderada pela equipe pedagógica de
determinada turma
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Função
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Avaliar
quanto o aluno apreendeu sobre dados singulares e específicos do conteúdo
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Verificar
a capacidade de analisar o problema central, formular ideias e redigi-las
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Possibilitar
a transmissão verbal das informações pesquisadas de forma eficaz
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Desenvolver
a troca, o espírito colaborativo e a socialização
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Aprender
a defender uma opinião, fundamentando-a em argumentos
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Averiguar
se o aluno adquiriu os conhecimentos previstos
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Fazer
o aluno adquirir capacidade de analisar o que aprendeu
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Obter
mais informações sobre as áreas afetiva, cognitiva e psicomotora
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Trocar
informações sobre a classe e sobre cada aluno para embasar a tomada de
decisões
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Vantagens
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É
familiar às crianças, simples de preparar e de responder e pode abranger
grande parte do exposto em sala de aula
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O
aluno tem liberdade para expor os pensamentos, mostrando habilidades de
organização, interpretação e expressão
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Contribui
para a aprendizagem do ouvinte e do expositor, exige pesquisa e organização
das informações e desenvolve a oralidade
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A
interação é um importante facilitador da aprendizagem e a heterogeneidade da
classe pode ser usada como um elemento a favor do ensino
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Desenvolve
a habilidade de argumentação e a oralidade e faz com que o aluno aprenda a
escutar com um propósito
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É
possível avaliar o real nível de apreensão de conteúdos depois de atividades
coletivas ou individuais
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O
aluno só se abrirá se sentir que há um clima de confiança entre o professor e
ele e que esse instrumento será usado para ajudá-lo a aprender
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Perceber
como o aluno constrói o conhecimento, seguindo de perto todos os passos desse
processo
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Favorece
a integração entre professores, a análise do currículo e a eficácia das
propostas e facilita a compreensão dos fatos pela troca de pontos de vista.
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Atenção
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Pode
ser respondida ao acaso ou de memória e sua análise não permite constatar
quanto o aluno adquiriu de conhecimento
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Não
mede o domínio do conhecimento, cobre uma amostra pequena do conteúdo e não
permite amostragem
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Conheça
as características pessoais de cada aluno para saber como apoiá-lo em suas
principais dificuldades
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Esse
procedimento não o desobriga de buscar informações para orientar as equipes.
Nem deve substituir os momentos individuais de aprendizagem
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Como
mediador, dê chance de participação a todos e não tente apontar vencedores,
pois o principal é priorizar o fluxo de informações entre as pessoas
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Não
importa se você é professor de Matemática, Ciências ou Língua Portuguesa.
Corrigir os relatórios (gramática e ortografia) é essencial sempre
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O
aluno só se abrirá se sentir que há um clima de confiança entre o professor e
ele e que esse instrumento será usado para ajudá-lo a aprender
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Faça
anotações na hora, evite generalizações e julgamentos subjetivos e considere
somente os dados fundamentais no processo de aprendizagem
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Faça
observações objetivas e não rotule o aluno. Cuidado para a reunião não virar
só uma confirmação de aprovação ou reprovação
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Planejamento
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Selecione
os conteúdos para elaborar as questões e faça as chaves de correção. Elabore
as instruções sobre a maneira adequada de responder às perguntas
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Elabore
poucas questões e dê tempo suficiente para que os alunos possam pensar e
sistematizar seus pensamentos
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Ajude
na delimitação do tema, forneça bibliografia, esclareça os procedimentos de
apresentação e ensaie com todos os alunos
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Proponha
atividades ligadas ao conteúdo, forneça fontes de pesquisa, ensine os
procedimentos e indique materiais para alcançar os objetivos
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Defina
o tema, oriente a pesquisa e combine as regras. Mostre exemplos de bons
debates. Peça relatórios sobre os pontos discutidos. Se possível, filme
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Uma
vez definidos os conteúdos, promova atividades que permitam à turma tomar
notas ao longo do processo para que todos consigam redigir facilmente
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Forneça
um roteiro de autoavaliação, com as áreas sobre as quais você gostaria que
ele discorresse. Liste conteúdos, habilidades e comportamentos
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Elabore
uma ficha com atitudes, habilidades e competências que serão observadas. Isso
vai auxiliar na percepção global da turma e na interpretação dos dados
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Análise
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Defina
o valor de cada questão e multiplique-o pelo número de respostas corretas
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Defina
o valor de cada pergunta e atribua pesos à clareza das ideias, ao poder de
argumentação e à conclusão e a apresentação da prova
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Atribua
pesos à abertura, ao desenvolvimento do tema, aos materiais utilizados e à
conclusão. Estimule a turma a fazer perguntas e opinar
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Observe
se todos participaram e colaboraram e atribua valores às diversas etapas do
processo e ao produto final
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Estabeleça
pesos para a pertinência da intervenção, a adequação do uso da palavra e a
obediência às regras combinadas
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Estabeleça
pesos para cada item a avaliar (conhecimento dos conteúdos, estrutura do
texto, apresentação)
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Use
esse documento ou depoimento como uma das principais fontes para o
planejamento dos próximos conteúdos
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Compare
as anotações do início do ano com as mais recentes para perceber no que o
aluno avançou e no que precisa de acompanhamento
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O
resultado final deve levar a um consenso em relação às intervenções
necessárias no processo de ensino e aprendizagem
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Como
utilizar as informações
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Veja
como cada aluno está em relação à média da classe. Analise os itens que
muitos erraram para ver se a questão foi mal formulada ou se é preciso
retomar o conteúdo específico
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Se
o desempenho não for satisfatório, crie experiências e novos enfoques que
permitam ao aluno chegar à formação dos conceitos mais importantes
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Caso
a apresentação não tenha sido satisfatória, planeje atividades específicas
que possam auxiliar no desenvolvimento dos objetivos não atingidos
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Observe
como a garotada trabalha – para poder organizar agrupamentos mais produtivos
da perspectiva da aprendizagem dos conteúdos
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Crie
outros debates em grupos menores, analise o filme e aponte as deficiências e
os momentos positivos
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Cada
relatório é um excelente indicador do ponto em que os alunos se encontram na
compreensão dos conteúdos trabalhados
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Ao
tomar conhecimento das necessidades do aluno, sugira atividades individuais
ou em grupo para ajudá-lo a superar as dificuldades
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Esse
instrumento serve como uma lupa sobre o processo de desenvolvimento do aluno
e permite a elaboração de intervenções específicas para cada caso
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Use
essas reuniões como ferramenta de autoanálise. A equipe deve prever mudanças
tanto na prática diária como no currículo e na dinâmica escolar, sempre que
necessário
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