2º Encontro
: Melhor Gestão, Melhor Ensino
4º Grupo: Joseane, Iara, Delvo, Daniel, Anadir
1- Segundo
o dicionário on line, avaliar significa: determinar o valor, o preço, a
importância de alguma coisa.
Mas o que realmente
estamos avaliando tem preço? Tem uma unidade de referência ?
O que é
avaliar?

Prova, um momento de muita tensão.
“Quando um
professor fala em avaliação muitos alunos ficam com medo e apreensivos quanto
ao que vai ser cobrado na prova, pois esse é um momento muito tenso e de muita
pressão para os alunos.
A avaliação é um processo natural que acontece para que o professor tenha uma noção dos conteúdos assimilados pelos alunos, bem como saber se as metodologias de ensino adotadas por ele estão surtindo efeito na aprendizagem dos alunos. Há muito tempo atrás avaliar significava apenas aplicar provas, dar uma nota e classificar os alunos em aprovados e reprovados. Ainda hoje existem alguns professores que acreditam que avaliar consiste somente nesse processo. Contudo, essa visão aos poucos está sendo modificada.
Avaliação não deve ser somente o momento da realização das provas e testes, mas um processo contínuo e que ocorre dia após dia, visando a correção de erros e encaminhando o aluno para aquisição dos objetivos previstos. Nesse sentido, a forma avaliativa funciona como um elemento de integração e motivação para o processo de ensino-aprendizagem. A avaliação é um processo atualmente entendido não só como o resultado dos testes e provas, mas também os resultados dos trabalhos e/ou pesquisas que os alunos realizam”.
A avaliação é um processo natural que acontece para que o professor tenha uma noção dos conteúdos assimilados pelos alunos, bem como saber se as metodologias de ensino adotadas por ele estão surtindo efeito na aprendizagem dos alunos. Há muito tempo atrás avaliar significava apenas aplicar provas, dar uma nota e classificar os alunos em aprovados e reprovados. Ainda hoje existem alguns professores que acreditam que avaliar consiste somente nesse processo. Contudo, essa visão aos poucos está sendo modificada.
Avaliação não deve ser somente o momento da realização das provas e testes, mas um processo contínuo e que ocorre dia após dia, visando a correção de erros e encaminhando o aluno para aquisição dos objetivos previstos. Nesse sentido, a forma avaliativa funciona como um elemento de integração e motivação para o processo de ensino-aprendizagem. A avaliação é um processo atualmente entendido não só como o resultado dos testes e provas, mas também os resultados dos trabalhos e/ou pesquisas que os alunos realizam”.
2- Relato de uma
prática avaliativa exitosa.

Em uma aula de
química, após o experimento o professor pede-se um relatório com base no que
foi visto no experimento e pede a seus alunos uma fundamentação científica nas
definições e observações feitas na prática de maneira discursiva e dialogada
que será registrada no relatório para formalidades pedagógicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário