PROGRESSÃO CONTINUADA: AVALIAR PARA QUÊ? Grupo 1: Adenilson, Aida, Ariele, Elaine, Kátia, Sônia


PROGRESSÃO CONTINUADA: AVALIAR PARA QUÊ?

Autora: Aglaé Cecília Toledo Porto Alves

A educação brasileira classifica, categoriza, seleciona e abandona os alunos que não se encaixam dentro de um padrão, dessa forma, gera corpos dóceis, dilacerados e disciplinados. Esse regime de que toda avaliação é, em sua origem, injusta, autoritária e excludente, fazendo com que o aluno que não estiver dentro deste contexto seja considerado indisciplinado e mal- educado.
É plenamente desnecessário apontar os infinitos mal entendidos da promoção automática que é tão distinta da progressão continuada.
A progressão continuada baseia-se em uma avaliação contínua, processual e diagnostica da aprendizagem do aluno. No entanto, não é simplesmente diagnosticar, mas sim, compreender para posteriormente gerar ações com a finalidade de orientar o aluno a superar suas dificuldades e avaliar em um outro momento.
Ao se pensar em um pensamento linear, temos uma escola organizada em série, com repetência, avaliação e classificação. Contudo, pensando em uma justificação circular, temos uma escola organizada em ciclos, com a avaliação processual, uma vez que o pensamento circular obriga movimento, renovação e colaboração.
A escola é o local de construção de pensamento, permitindo que todos tenham acesso ao conhecimento e não para reprovar alunos. A avaliação é uma maneira de verificar o nível de aprendizagem e assim gerar ações, cuidando melhor do aluno, ajudando-o em sua trajetória e a compreender melhor o mundo. Dessa forma, tanto professor quanto aluno, poderão acompanhar as etapas de aprendizagem, pois o problema não é a avaliação e sim a aprendizagem.
A progressão continuada vem sendo motivo de polêmica entre pais, alunos, educadores e gestores escolares. Alguns dizem que eliminar a repetência é benéfico para o processo de aprendizagem; outros acreditam que a aprovação deveria ser baseada no mérito do aluno: se não aprendeu os conteúdos da série, não deve passar de ano.


Grupo 1: Adenilson, Aida, Ariele, Elaine, Kátia, Sônia.

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